Ela começou como uma revolução regional contra o governo Imperial do Brasil, na província de São Pedro, no Rio Grande do Sul, mas com o passar do tempo acabou se espalhando por outras províncias do sul. O resultado foi a independência do estado republicano, passando a ser chamado de República do Rio-Grandense.
Essa revolta, que contou com nomes como Bento Gonçalves e David Canabarro, foi a maior revolta provincial de todo o período monárquico brasileiro, pois teve duração de 10 anos. Os farrapos foram derrotados, em grande parte pela ação do Barão de Caxias, um dos grandes nomes do Exército brasileiro no século XIX.
Proclamação da República Rio-Grandense (11 de setembro de 1836) Após a vitória na Batalha do Seival, os revoltosos farroupilhas, liderados por Netto, proclamaram a República Rio-Grandense, também chamada de República de Piratini, já que tinha como sede a vila de Piratini.
Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Guerra dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Os termos da rendição ficaram conhecidos como Tratado do Poncho Verde.
A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).
42 curiosidades que você vai gostar
A Revolta dos Farrapos foi um movimento de elite, e suas causas imediatas foram a insatisfação dos estancieiros com os altos impostos sobre o charque local e a escolha arbitrária de nomes não aprovados pelos estancieiros para o cargo de presidente da província (correspondente ao atual cargo de governador).
Os principais enfrentamentos da guerra, por ordem cronológica, foram: Seival (10/9/1836), Fanfa (4/10/1836) Rio Pardo (30/4/1837) Laguna (foram na verdade, dois combates, aquele em que os farrapos tomaram a cidade, em 22/7/1839, e a reconquista pelas forças imperiais, em 15/11/1839), Taquari (3/5/1840), São José do ...
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou.
Qual o melhor óleo natural para o rosto?
Quais são os tipos de cotas do Sisu?
Qual a importância da função social do contrato?
O que é a Igreja Católica Ortodoxa?
Como eram as embarcações de antigamente?
Quanto custa quimioterapia em comprimido?
Quais são as técnicas de resolução de conflitos?
Quem faz curso de tecnologia pode fazer Pós-graduação?
Que detergente é bom para dar banho em cachorro?
O que é sustentabilidade conceitos definições e exemplos?
O que usar para colar tecido em metal?
Como faço para abrir os meus arquivos?
Quais os tipos de API existentes?
Tem como cancelar crédito unificado Santander?