A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.
Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C..
Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra.
As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões.
Persas e gregos entraram em guerra por disputas territoriais. Depois que o rei Ciro, o Grande, chegou ao poder em 559 a.C., os persas iniciaram uma expansão frenética de seus domínios. Insatisfeitas com o controle persa, Mileto e outras cidades se rebelaram, recebendo apoio de duas aliadas de peso: Atenas e Erétria.
Foi durante a Primeira Guerra Médica (os gregos chamavam os persas de medos, nome de um dos povos que formavam a Pérsia) que ocorreu um dos episódios mais conhecidos da Grécia Antiga.
As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 4 a.C., entre os gregos e os persas. Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas.
Durante o século V a.C. ocorreram vários conflitos entre os gregos e o Império Persa. Eles disputavam o controle da região da Jônia, na Ásia Menor. O confronto eclodiu quando as colônias gregas de Miletotentaram se livrar do domínio persa que havia sido imposto na região. O aumento da tensão levou à Primeira Guerra Médica.
A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos ( aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos persas começara pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, especialmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.
O conflito entre os dois grupos ocorreu em torno do poder e do controle do comércio marítimo. Os gregos foram formados por diversos povos: aqueus, jônios, dórios, eólios.
Os atenienses não chegavam a 15 mil combatentes, enquanto os persas poderiam totalizar 100 mil soldados e 600 barcos. Os atenienses tentaram de todas as formas possíveis para evitar que os persas fizessem uso da cavalaria, forçando o combate corpo a corpo.
Quais são os dois tipos morfológicos de cnidários?
Pode deixar herança para amante?
Em que momentos do procedimento operatório o Check-list para cirurgias seguras deve ser preenchido?
O que é a doutrina positivista de Auguste Comte que inspirou a frase Ordem e Progresso?
Quanto custa para manter um app ativo?
Como equilibrar energia do banheiro?
Pode misturar a tinta com a massa corrida?
Como pedir auxílio moradia Residência Médica?
Como se cumprimentam na Umbanda?
Qual as principais características do jardim italiano renascentista )?
Quando acontecerá o próximo eclipse no Brasil?
Como funciona um alvará de soltura?
Qual a periodização da história grega e sua principal característica?
Quem é Tina em quanto mais vida melhor?
Qual melhor horário para postar no TikTok 2022?