Com o tempo, foi apropriado pela elite, que o levou para espaços frequentados pela alta sociedade nacional e internacional. Muitos consideram o Maxixe como o primeiro ritmo musical tipicamente brasileiro, por ter surgido pela junção de culturas do país, com a já mencionada mistura de lundu, polca e tango.
O primeiro gênero musical a ser gravado – a canção de ninar – nasceu na Babilônia (cujas ruínas estão no Iraque moderno) em 3000 aC.
Com o advento dos fonogramas, o lundu foi o primeiro gênero musical gravado no Brasil, sendo o lundu Isto é Bom, de Xisto Bahia, interpretado por Bahiano, o primeiro registro fonográfico brasileiro, gravado em 1902.
Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.
A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.
27 curiosidades que você vai gostar
Os estudos sobre a história da música ocidental costumam ser divididos, basicamente, em seis períodos: medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo.
O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. Esse gênero de música foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão da Europa e da música popular portuguesa, com influências africanas.
O compositor Xisto de Paula Bahia, nascido em Salvador, compôs a primeira música brasileira a ser gravada, em 1902, o lundu Isto é Bom .
Os primeiros exemplos de música popular no Brasil datam do século 17, como o lundu, uma dança africana que chegou ao Brasil diretamente com os escravos vindos da Angola. Mais tarde o lundu, que no início não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.
O primeiro ritmo musical originalmente brasileiro foi o maxixe, formado a partir de uma mistura entre o "lundu" (este termo significa umbigada e é uma espécie de samba muito sensual praticado nas rodas dos escravos) e a "modinha" portuguesa (composição suave, geralmente romântica, tocada na viola e dançada em salões).
Muitos consideram o Maxixe como o primeiro ritmo musical tipicamente brasileiro, por ter surgido pela junção de culturas do país, com a já mencionada mistura de lundu, polca e tango.
…o primeiro instrumento musical da humanidade foi uma flauta? Escavações na Europa e Ásia encontraram flautas de 43 mil a 82 mil anos. Elas eram feitas de ossos de animais, como ursos e mamutes (extintos há mais de 4 mil anos). #pracegover: flauta de madeira, com furinhos pela sua extensão, a primeira criada no mundo.
A história da música brasileira se inicia com os indígenas e os jesuítas. O encontro entre esses dois povos constituiu no começo da música popular brasileira. A evolução desses ritmos, como o cateretê ou o cantochão, evidencia-se ainda hoje, pois são tocados em festas populares.
De 1870 a 1919: o choro, as marchas-rancho, o maxixe, os primórdios do samba, as primeiras gravações; Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.
Pode-se dizer que o nascimento da MPB passou pelos festivais de música, promovidos por emissoras de TV, como a Record e a Globo, de 1965 a 1972. Em vez de chegar ao público pelo rádio, a música entrava na casa das pessoas pela televisão e só depois pelo disco. Os festivais acabaram se transformando em palco político.
A primeira música gravada no Brasil era um lundu e tinha o título “Isto É Bom”. Foi composta por Xisto Bahia e gravada na voz de Bahiano.
Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.
O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.
Ao longo deste artigo, vimos como os estilos musicais brasileiros são variados. Samba, bossa nova, choro, axé, forró, piseiro e pisadinha, sertanejo ou funk carioca. Independente dos seus gostos pessoais, é inegável que todos eles fazem parte da história do nosso país.
Então veja essa lista com os principais gêneros musicais existentes:AxéBlues.Country.Eletrônica.ForróFunk.Gospel.Hip Hop.
Toda porção melódica compreendida entre o ponto onde começa o movimento e o ponto onde termina constitui um período, o qual se comporta, com relação a seus grupos, como os próprios grupos em relação a seus ritmos constitutivos.
São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.
A história da musica brasileira pode ser dividida em dois períodos: Música erudita: abrange os Primórdios, a música do século XVIII e a Escola Mineira, o Classicismo, o Romantismo, o Nacionalismo, as Vanguardas Modernistas e a Contemporânea.
Como passar a senha da Netflix?
Como atualizar máquina Rede para QR Code?
Como parcelar conta de luz Celpa?
Quais os principais problemas no atendimento ao cliente?
Como resolver problema na ejeção de USB Mass Storage Device?
Como resolver os problemas das pessoas?
Como resolver problemas usando o MMC?
Como resolver conexão de rede?
O que quer dizer esse plugin não é compatível?
Tem cura para alergia à poeira?
Como resolver problemas de driver?
Qual o principal objetivo do auditor independente ao elaborar seu relatório?
Como jogar com um amigo no perguntados?
Como identificar e resolver problemas na empresa?