Na América do Norte, a primeira colônia espanhola a se tornar independente foi o México, adotando, primeiramente o governo monárquico, e depois o governo republicano. Na América do Sul, a primeira independência foi a da Venezuela, que se completou com a independência da Colômbia e Equador.
A América então começou a ser povoada pelos espanhóis no período das grandes navegações, iniciadas a partir do século XV. ... O interesse em uma administração, surgiu principalmente depois que os espanhóis descobriram grandes quantidades de ouro na área ocupada pelos astecas, e prata, no local onde se encontravam os incas.
As únicas revoltas separatistas foram a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, na região de Vila Rica, e a Conjuração Baiana, deflagrada em 1798, na cidade de Salvador.
Outra razão ligada ao diferente destino dessas duas Américas está relacionada à formação e à representatividade das elites nas duas colônias, na opinião do historiador brasileiro José Murilo de Carvalho. No Brasil, diz ele, a elite era muito mais homogênea ideologicamente do que a espanhola.
A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
O último país a se tornar independente na América do Sul foi Antígua e Barbuda. Antígua e Barbuda tornou-se independente em 1 de novembro de 1981, admitido nas Nações Unidas e na Commonwealth.
América Espanhola ou América Hispânica é uma região cultural composta pelos países das Américas onde o espanhol é falado. Seu gentílico é "hispano-americano".
Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
A Inconfidência Mineira, já com caráter de revolta separatista, aconteceu em 1789. A revolta dos mineiros contra a exploração dos portugueses pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal, mas o movimento foi descoberto antes de ser deflagrado e acabou sendo punido com rigidez pela metrópole.
Independência da América Espanhola, Napoleão no poder da França, o bloqueio continental, Emancipação das colônias, A política econômica da Espanha, a ocupação da Espanha pelas tropas de Napoleão.
A Independência das colônias espanholas na América ocorreu após quase 300 anos de domínio colonial e resultou na formação de 18 novos países. Antecedentes. Os movimentos de emancipação estiveram divididos em três fases denominadas: Movimentos precursores - 17; Rebeliões fracassadas - 18; Rebeliões vitoriosas - 18
No entanto tanto as colônias espanholas como a Espanha resistiram à ocupação francesa. Com o apoio da Inglaterra e da elite Criolla (descendentes de espanhóis nascidos na América), foram organizadas na colônia Juntas Governativas, que em várias cidades passaram a defender a idéia de ruptura definitiva com a metrópole.
A política econômica da Espanha, baseada no mercantilismo, buscava desenvolver as metrópoles explorando as riquezas produzidas nas colônias. Mas nessa mesma política começaram a surgir brechas, que permitiram certo desenvolvimento às colônias.
Quais são as características dos gases?
Como podemos classificar as queimadas quanto aos agentes causadores?
Quais são os principais objetivos do melhoramento genético animal?
Como podemos classificar os gastos?
Como se constitui a filosofia feita pelos Pré-socráticos?
Como podemos acumular tesouros no céu?
Como se constitui a subjetividade no ser humano?
Como se constitui a sua organização política e social império songai?
Como era chamada a arte gótica?
Como podemos classificar os ferimentos ou traumatismo?
Quais estruturas celulares são comuns aos diferentes grupos de microrganismos?
Qual o papel da sociedade na preservação do meio ambiente?
Quais os fatores de textualidade que existem?
Como calcular intensidade da força magnética?
Como são classificados os diagnosticos de enfermagem?