Não há consenso, mas o mais aceito é que Braunstein, criado pelo norte-americano David Wesely em 1967, foi o primeiro jogo de interpretação de papeis (ou RPG, na sigla em inglês). Nele, o jogador controlava um único personagem, e não um exército, como era comum.
Como o RPG é um jogo que acontece principalmente no teatro da mente dos participantes, qualquer aplicativo de bate-papo com voz e chat em grupo pode ser usado para as sessões de jogo. Cada jogador pode preencher sua ficha de personagem em casa e enviar por foto (ou em PDF) para o Mestre do jogo.
Do inglês, a sigla RPG significa "Role Playing Game", um jogo de interpretar papéis. Neste caso o jogador não é apenas um pino andando em casas de um tabuleiro, ele interpreta um personagem, com emoções, falas e habilidades enquanto atravessa um mundo fantástico.
História. Os primeiros RPGs eletrônicos surgiram em 1975, nos gigantescos computadores PDP-10 e Unix. Os primeiros eram inspirados em D&D, um chamado Dungeon e outro d&d. Os primeiros para computador pessoal foram Akalabeth (que começou a conhecida série Ultima) e Wizardry, para o Apple II.
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas.
História do RPG. Gary Gygax, fundador da TSR, Inc., criador de Dungeons & Dragons e o gênero do RPG. Em registros oficiais, o Role Playing Game ou RPG surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em português), criado por Gary Gygax e Dave Arneson.
A maioria dos sistemas de regras de RPG usa dados para testar as habilidades dos personagens. Alguns, como GURPS e RPGQuest, usam dados comuns de seis faces. Outros como o Dungeons & Dragons usam dados diferenciados: além dos tradicionais dados de 6 lados, também são usados dados de 4 lados, 8 lados, 10 lados, 12 lados, 20 lados e 100 lados.
No RPG, existem dois tipos básicos de participantes muito bem definidos: O primeiro tipo é o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador", do Inglês "Player". Ele é quem cria um personagem fictício, seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e controlará esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo.
Alguns exemplos de RPG de mesa são Dungeons & Dragons, GURPS, Vampio: A Máscara, Tormenta, Call of Cthulhu e Pathfinder. Todos eles são jogos feitos para vários personagens e com várias ações para cada um. Aliás, também é possível passar o famoso RPG de mesa para os jogos online. Isso mesmo.
O que é integração Visomotora?
Qual o valor da multa para quem faz rifa?
Quantas cápsulas de colágeno tipo 2 devo tomar por dia?
Qual é a função da noradrenalina?
O que é ser uma pessoa excêntrica?
Quais as proteínas de baixo valor biológico?
Onde o Schistosoma mansoni vive no hospedeiro definitivo?
Como é constituída a CIPA de uma empresa?
O que evitar comer com pedra na vesícula?
Como responder atividade pelo Google sala de aula?