Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
Outros fatores favoreciam a Inglaterra: a presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores, a possibilidade de utilizar matéria-prima do próprio país e das colônias e, por fim, condições de continuar exportando (possuíam navios e tinham o controle de portos e rotas de comércio).
O pioneirismo da Inglaterra no processo conhecido como Revolução Industrial deu-se a partir de uma junção de fatores, iniciados principalmente com as grandes transformações políticas sofridas por esse país ao longo do século XVII.
A sociedade industrial é o resultado das lutas dos trabalhadores em busca de reformas que humanizassem o capitalismo. A sociedade industrial foi, aos poucos, se transformando em busca de melhorias nas condições de vida do trabalhador.
A sociedade pré-industrial é do tipo agrário, estruturada em moldes tradicionais, onde o poder está em regra associado à propriedade da terra. A sociedade industrial apoia-se na produção de bens industriais e o poder nela instituído pertence aos capitalistas.
41 curiosidades que você vai gostar
A nível económico, as sociedades pós-industriais caracterizam-se pelo crescimento do setor dos serviços enquanto principal atividade económica, que substitui assim em importância a produção de bens.
A Inglaterra foi a pioneira (primeira) na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: - possuir uma rica burguesia, - fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa; - êxodo rural; - localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
No caso das relações de trabalho, o grande impacto da Revolução Industrial foi o de promover a desvalorização do salário do trabalhador. Isso porque, no processo manufatureiro, o trabalhador possuía qualificações específicas para produzir roupas, uma vez que a produção era toda manual.
Maquinofatura – é o processo iniciado no século XVIII com a Revolução Industrial. Caracteriza-se pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia como o carvão mineral e o petróleo, produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho.
Qual a cultura do Estado de Alagoas?
Como se escreve no cheque 1.600 reais?
Qual o valor da quebra de Caixa?
Onde encontrar os bonecos de Olinda?
Como fazer uma montagem de vídeo no celular?
Como apagar documentos enviados WhatsApp?
Quais são as linhas da Suvinil?
É possível que o réu mesmo Revel produza provas contrapondo as alegações do autor?
Como configurar scanner Samsung M2070W?
Como identificar os 4 Ps de uma empresa?
Tem como transferir meu CNPJ para outra pessoa?
O que marcou a terceira geração do Romantismo?
Qual o objetivo do texto de divulgação científica?
Qual é o tipo do arroz japonês?
Como acabar com um contrato já assinado?
Porque que a Alemanha invadiu a Polônia?
Quais são as principais características da filosofia e da ciência?