Segunda geração – Vinícius de Moraes pertence à segunda geração do Modernismo. Soube dosar o sucesso na poesia (tem vários sonetos antológicos), na música (Garota de Ipanema é a música brasileira mais executada no mundo) e na crônica.
É autor de “Soneto de Fidelidade”, uma das mais importantes obras da literatura Brasileira, da peça “Orfeu da Conceição”, e ainda, um dos precursores da Bossa Nova no Brasil. Foi durante a segunda fase do modernismo no Brasil que Vinicius de Moraes teve destaque com suas poesias eróticas e de amor.
Categorizados entre as produções da segunda geração do modernismo brasileiro, os poemas de Vinicius de Moraes misturam lirismo e simplicidade, formas clássicas, como o soneto, e motivos populares, que levaram à musicalização de vários de seus versos, dada a também carreira musical do autor.
Na literatura, Vinícius de Moraes tornou-se inesquecível pelos seus poemas. O primeiro poema publicado pelo autor ocorreu em 1932. Em 1933, ele já lançava seu primeiro livro: O caminho para a distância. ... Um poema que se tornou uma conhecida canção é Pela luz dos olhos teus.
Freqüentemente, os críticos dividem a produção poética de Vinicius de Moraes em duas fases, intitulando-as fase mística e social. Fazem parte da chamada “primeira fase” as seguintes obras: O caminho para a distância (1933), Forma e exegese (1935), Ariana, a mulher (1936), Novos poemas (1938) e Cinco elegias (1943).
21 curiosidades que você vai gostar
São características da obra poética de Vinicius de Moraes, exceto: a) Sua obra é comumente dividida em duas fases: a primeira é transcendental, resultante de sua fé cristã. A segunda é marcada pelos movimentos de aproximação do mundo material.
A estrutura em verso, a docilidade, a transparência da linguagem e a sonoridade peculiar sua, e o ritmo, mais especificamente, são elementos encontrados no poema O Pato que deu início à pesquisa de textos, no campo da Literatura Infantil-Juvenil, juntamente à Estilística, no qual se observou seu caráter lúdico e ...
É um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. Com essa nova empreitada no mundo da música, Vinicius de Moraes abandonou a diplomacia e se tornou músico, compôs diversas letras e viajou através das excursões musicais.
Em síntese, foi um dos grandes nomes da cultura do Brasil no século XX. Vinicius de Moraes também é conhecido como “poetinha”, apelido dado pelo seu grande parceiro Tom Jobim, com quem escreveu a música brasileira mais famosa do mundo e um dos ícones da Bossa Nova, “Garota de Ipanema”.
Vinícius de Moraes foi um poeta e compositor brasileiro. Além de ter trabalhado com música e poesia, dedicou-se também ao teatro, ao cinema e à diplomacia. Casou-se nove vezes. Um de seus versos mais famosos, que trata do amor, diz: “Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure”.
Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.
Seu único dever é fazê-lo da maneira mais bela, simples e comunicativa possível, do contrário ele não será nunca um bom poeta, mas um mero lucubrador de versos. O material do poeta é a vida, dissemos. Por isso me parece que a poesia é a mais humilde das artes.
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
Murilo Mendes destaca-se pelo senso de modernidade. Seus poemas estão repletos de conteúdos originais e de imagens cotidianas, tingidas de surrealismo, linguagem religiosa e de preocupação com o social [ver Antologia].
Marcus Vinícius de Mello Moraes foi um poeta e compositor brasileiro. Também atuou como dramaturgo e diplomata. Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro.
Soneto de fidelidade
O poema de amor mais consagrado do poetinha talvez seja o Soneto de fidelidade.
No poema Soneto de devoção, de Vinicius de Moraes, podemos encontrar características da chamada poesia sensual, fase em que o poeta demonstrou maior proximidade com o mundo material ao explorar temas como o sensualismo, o amor e a mulher.
Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e um dos maiores compositores da música popular brasileira, além de ter sido um dos fundadores da Bossa Nova, um movimento musical surgido nos anos 50. Foi também dramaturgo e diplomata.
Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, fez faculdade de Direito, atuou como diplomata, escreveu peças de teatro, crônicas, poesias e foi um dos criadores da bossa-nova. Além disso, escreveu canções em parceria com grandes artistas, como Tom Jobim e Toquinho.
Vinicius também ficou conhecido por seus poemas infantis: os poemas da obra A Arca de Noé viraram disco totalmente voltado para crianças. O poeta escrevia para seus filhos, Suzana e Pedro de Moraes, suas grandes inspirações.
Às vezes a gente diz que tem uma pedra no nosso caminho, tem uma pedra no sapato, etc. É uma comparação que se refere a problemas que enfrentamos, a obstáculos que não nos deixam conquistar coisas que queremos, etc.
Assim, suas Cinco Elegias são o resultado desse momento em que Vinicius encerra um ciclo de vida, ligado à juventude católica e a uma poética circunspecta, para inaugurar outro, ligado à vida nas ruas, aos amores derramados e a uma intensa atividade intelectual – seja nos livros e jornais, seja nos bares que reuniam a ...
Durante a entrevista, José Castello explicou que, para Vinicius de Moraes, a vida não fazia sentido sem paixão. O poeta teve nove esposas e incontáveis casos. A primeira companheira foi Beatriz Azevedo de Mello, a Tatí, com quem se casou por procuração em 1939, quando tinha 26 anos. Tiveram dois filhos, Suzana e Pedro.
Trata-se da separação entre um casal, em que as antíteses mostram o impacto da perda do amor na vida das pessoas: o riso torna-se pranto, traz a dor, a tristeza. A tragédia, que provoca o espanto, é constatar que toda essa transformação acontece de repente, em um breve instante.
2º Momento: O professor deverá solicitar gravuras ou desenhos dos objetos da música “O Pato Pateta” (caneco, galinha, marreco, tigela, etc.), e depois colocá-los espalhados no chão no meio da roda e pedir que as crianças identifiquem cada objeto e no momento que estiver cantando a música colar cada objeto no local ...
Como nossos pais filme resumo?
O que é bom passar em calcanhar ressecado?
Qual é significado da palavra poluição?
Quanto é o mergulho em Cozumel?
Como hidratar a panela de barro?
Como simular o scroll do mouse no teclado?
O que faz os lábios ficam ressecados?
Como ativar o QR Code no celular?
É possível mensurar o dano ambiental em algum momento?
O que quer dizer a palavra inaudita?
Qual antialérgico tomar para picada de abelha?
O que fazer para desinchar o corpo rapidamente?
Como usar a máquina de cartão do jogo da vida?
Como memorizar as notas de uma partitura?
Porque existem poucos índios hoje no Brasil?
O que fazer para o ouvido não doer no mergulho?