Para a Umbanda tradicional, fundada em 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, os habitantes de Aruanda são espíritos trabalhadores do bem e da caridade, sejam recém-desencarnados em aprendizagem, sejam espíritos de luz que há muito não retornam à esfera física pela reencarnação.
Significado de Aruanda
substantivo masculino [Folclore] O céu onde vivem os orixás.
Era o dia 15 de novembro de 1908. Chegando lá, o médium José de Souza, que dirigia a sessão espírita kardecista, pediu que Zélio sentasse à mesa. A certa altura, espíritos de caboclos (ancestrais indígenas brasileiros) e pretos velhos (escravos africanos) começaram a se manifestar.
Acredita-se que esses espíritos habitam um reino mítico conhecido como Aruanda, denominação derivada de Luanda, capital de Angola, relacionada com as origens africanas do culto.
Coordenação Espiritual
Escravo nas terras pernambucanas e, depois, baianas, João Cobú vivera antes como senhor, no sul escravocrata dos EUA. No Brasil, desejou viver do outro lado da chibata. Em encarnação na Baía de Todos os Santos, encerrada pela febre amarela em 1900, foi líder espiritual de sua comunidade.
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Pai João, o personagem que se identifica como africano, não demonstra ter um espírito resignado ou acabrunhado pela escravidão . Pelo contrário, apresenta um razoável poder de ação, ao cantar, entre outros versos, que o preto fruta co rezão [preto furta, com razão] muitos alimentos do próprio senhor [...].
Pai João costumava sentar-se na laje lisa da Pedra da Conquista, na praia do Saí. Era o escravo mais velho da Fazenda dos Breves.
O que é Aruanda:
Topônimo através do qual os negros africanos designavam o porto de Angola e que depois, na mitologia afro-brasileira, passou a designar um lugar utópico:a África,a pátria distante,o paraíso da liberdade perdida.
Quais são as funções de quem vai para Aruanda? Bom, quem vai para Aruanda recebe a missão de auxiliar os seres carnais em suas batalhas, em suas derrotas e vitórias. Quem vai para lá passa a servir como guia para os seres humanos. São espíritos que foram evoluindo e evoluindo de vida em vida, até atingirem a perfeição.
Quem são os Pretos-Velhos? Espíritos dos negros escravizados que resistiram ao cativeiro, os Pretos-Velhos guardam muita maturidade e sabedoria das mais elevadas esferas de luz. Apresentam-se geralmente curvados, com passos lentos e curtos, como pessoas idosas.
Considera-se o marco fundador da umbanda um evento ocorrido numa sessão espírita realizada no dia 15 de novembro de 1908, na cidade de Niterói (RJ), quando o jovem Zélio Fernandino de Moraes (de 17 anos) “recebeu” o espírito do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Foi nesse dia que a umbanda foi “anunciada”.
A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.
Mesmo quando perseguida ou mal interpretada, a Umbanda tem a força e a luz espiritual da resistência. Resistência esta que neste ano completa 111 anos. 111 anos de culto à paz e ao amor, onde a igualdade social, o respeito e o espírito de fraternidade é uma realidade. Parabéns, Umbanda e Umbandistas!
Aruanda é um conceito presente nas religiões afro-brasileiras, sobretudo na Umbanda, bem como no Espiritismo brasileiro. Descreve um local no mundo espiritual, que varia muito de acordo com a corrente religiosa, mas que de modo geral poderia ser equiparado a uma espécie de paraíso espiritual.
Significado de Saravá
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"
O que é Oxalá:
Oxalá é uma palavra da língua portuguesa utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.
Na África, Iemanjá é divindade das águas doces, cultuada à beira do Rio Ogum. No Brasil, o culto transferiu-se para o mar, visto que rios e cachoeiras foram atribuídos a Oxum.”
Umbral é usado na Doutrina Espírita para designar, na obra espírita Nosso Lar, psicografada por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luiz, o "estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a oportunidade de evolução em sua vida na Terra".
Conheça os OrixásEXU – Santo Antônio, São Bartolomeu. ... OGUN – São Sebastião (BA), São Jorge (RJ). ... OXOSSI – São Sebastião (RJ), São Jorge (BA). ... Ossain CAAPÓRA – Divindade protetora dos animais = OSSONHE (Ossãe)Obaluaiê – Omulu – São Lázaro, São Francisco (BA). ... Oxumaré – São Bartolomeu. ... Ewá
Introdução. Almas e Angola é uma prática religiosa afro-brasileira bastante difundida no estado de Santa Catarina, e a maior parte de seus numerosos templos - chamados terreiros, centros e casas - está localizada em Florianópolis e cidades vizinhas.
A capoeira Angola diferencia-se da luta regional baiana de Mestre Bimba por possuir maior enfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos.
Capoeira Angola – mais tradicional, é o estilo de capoeira que veio de Angola trazido pelos escravos negros. Tem um modo de dança muito detalhista, no qual os movimentos são muito lentos, num ritmo bem devagar. ... Capoeira Regional – estilo mais praticado hoje em dia, foi adaptado pelos brasileiros.
Ele foi filho de uma escrava com um branco (um feitor), não era nem negro e nem branco (o que o fazia sofrer discriminação por ambas as partes) e nem tão velho por isso ele anda pouco curvado ,até porque sua linhagem de trabalho é a quimbanda, magia pesada.
O preto velho, na Umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos migrantes nordestinos. Os Pretos velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões afro-brasileiras.
ERA TEMIDA E DETESTADA. POR MUITO POUCO MANDAVA CHICOTEAR OS ESCRAVOS DA SENZALA E O SINHÔ FAZIA TODAS SUAS VONTADES. NEGRINHOS ERAM AFASTADOS DAS SUAS MÃES, VELHOS ESCRAVOS IAM PARA O TRONCO E AS ESCRAVAS CASEIRAS TREMIAM COM AS ORDENS DA CAPRICHOSA SINHÁ.
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