Agora, o benefício é calculado com 60% da média de todos os salários de contribuição, mais 2% por ano acima de 20 anos de contribuição. Um servidor que se aposentar com 32 anos de contribuição, por exemplo, receberá 84% da média dos seus salários, referente a 60% + 24% (12 anos acima de 20 x 2%).
Para os servidores que ingressam após a reforma, a regra passa a ser a seguinte: Possuir 62 anos mulher e 65 anos homens; 25 anos de tempo de contribuição para ambos; ... 5 anos no cargo, nível ou classe em que for concedida aposentadoria.
A concessão do benefício pode ser realizada pelo INSS, respeitando as regras gerais da Previdência Social. No entanto, a aposentadoria também pode ser concedida através do chamado regime próprio. Vamos a um exemplo?
O ideal é solicitar a CTC no INSS, inclusive pelo site ou aplicativo MEU INSS, o quanto antes. Com a CTC em mãos, deve levá-la para averbar (somar) na previdência do serviço público, e assim poder se aposentar pelo Estado.
Aposentadoria do servidor público = Média aritmética das contribuições multiplicada por 60% + 2% sobre cada ano adicional aos 20 anos de contribuição.
Aposentadoria do servidor público = Média aritmética das contribuições multiplicada por 60% + 2% sobre cada ano adicional aos 20 anos de contribuição.
Terão direito a aposentar-se, cumpridas cumulativamente as seguintes condições:
Duas aposentadorias de regimes diferentes O acúmulo de aposentadorias funciona assim: só é possível acumular dois benefícios se você for segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e, também, contribuinte de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
O direito à aposentadoria para servidor público estadual é assegurado quando o profissional cumpre todas as exigências determinadas pelo INSS. Atualmente existem diferentes regras determinadas para a categoria, sendo que aplicação de cada uma delas vai depender da data em que o trabalhador começou a exercer suas funções.
Na aposentadoria voluntária o servidor público reúne os requisitos de idade e/ou tempo de contribuição e deve pedir sua aposentadoria para o ente público que ele trabalha. Vou te explicar de uma forma bem simples os requisitos para a aposentadoria voluntária do servidor público.
Os profissionais interessados em obter informações sobre a aposentadoria podem conferir aqui orientações e a legislação sobre o tema. Entre os tópicos para consulta também estão a contagem de tempo, pensões, benefícios e a complementação da aposentadoria. Clique no assunto de interesse:
Ter ocupado pelo menos cinco anos o cargo em que a aposentadoria será baseada. Ter no mínimo 35 anos de contribuição e 60 anos no caso dos homens. Já para as mulheres, os pré-requisitos são ter contribuído por 30 anos e ter no mínimo 55 anos. 4.
Tem como gerar boleto pelo banco do Brasil?
Como pagar uma faculdade particular?
Como emitir um boleto de cobrança Caixa?
Como pagar o imposto de renda do Tesouro Direto?
Como pagar a contribuição sindical?
Como fazer nota promissória de pagamento?
Qual o valor da taxa de importação da China para o Brasil?
Como pagar uma guia de depósito judicial pela internet?
Como gerar boleto de IPVA 2021 atrasado?
Como gerar um QR Code PagSeguro?
Como testar uma rede trifásica?
Como criar uma conexão emocional?
Quais são as consequências da produção de energia em usinas nucleares?
Como funciona uma cooperativa de saúde?