O acordo realizado entre os Irmãos Villas Boas com o Governo, com relação à obtenção da Reserva Indígena do Xingu está relacionado com a vontade e idealização dos irmãos de obterem e criarem o parque nacional indígena do xingu. Este foi idealizado também pelo Antropólogo Darcy Ribeiro.
Gerenciada pela Fundação Brasil Central, a Expedição Roncador-Xingu representou a principal frente do projeto e seu objetivo – na etapa inicial – era alcançar a Serra do Roncador (Mato Grosso) e os formadores do rio Xingu.
A ocasião era o início da década de 1940, quando os irmãos sertanistas estabeleceram contatos com povos indígenas ao entrarem em terras até então desconhecidas, no período que o País caminhava rumo a ocupação do território nacional.
Em 1943, os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas deixaram o conforto de São Paulo para trás e se filiaram à Expedição Roncador-Xingu, ponta de lança do ambicioso processo de interiorização do Brasil do governo de Getúlio Vargas.
Irmãos Vilas Boas. Os irmão Villas Boas, Cláudio, Leonardo e Orlando, foram os indigenistas continuadores das idéias humanistas defendidas por Marechal Rondon com quem começaram a trabalhar em 1945 na expedição Roncador-Xingu.
Villela atuou com o indigenista Orlando Villas Bôas, o mais velho de três irmãos que lideraram a expedição Roncador-Xingu, que começou em 1943 - na viagem, tiveram contato com 14 tribos indígenas. No velório de Villas Bôas, em dezembro 2002, ele compartilhou um pouco da rotina que teve com o amigo.
As expedições exploradoras vinham ao litoral brasileiro com a finalidade de mapear suas potencialidades e fazer um reconhecimento geográfico e antropológico da terra e de seus habitantes, os índios.
A expedição Roncador-Xingu chegou à outra margem do Araguaia e avançou 150 quilômetros, desbravando trilhas no sertão com burros de cargas até alcançar, em 1945, o rio das Mortes, final da primeira etapa, e as primeiras elevações da Serra do Roncador.
Os Irmãos Villas-Bôas – Orlando, Cláudio e Leonardo – foram importantes exploradores brasileiros e defensores da causa indígena no país. Nascidos na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, na década de 1910, lançaram-se em uma grande aventura pelo interior do Brasil no início dos anos 1940.
Orlando Villas-Bôas
Leonardo Villas-Bôas
Cláudio Villas-Bôas/Irmãos
O Parque Indígena do Xingu, anteriormente Parque Nacional Indígena do Xingu, é uma terra indígena brasileira, considerada a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo.
Os afluentes são os rios Suiá Miçu, Maritsauá Miçu, Auaiá Miçu, Uaiá Miçu e o Jarina, próximo da cachoeira de Von Martius . O Parque Indígena do Xingu é considerado a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo.
Criado o Parque Nacional do Xingu, posteriormente denominado Parque Indígena do Xingu, em 1961, Orlando Villas-Bôas foi nomeado seu administrador-geral. No exercício dessa função, pôde melhorar a assistência aos índios, garantir a preservação da fauna e da flora da região e reaparelhar os postos de assistência.
Outros campos intermediários como o Kuluene, Xingu, Posto Leonardo Villas-Bôas, Diauarum, Telles Pires e Kren-Akôro, tornaram-se postos de assistência aos índios.
Como se formam as regiões metropolitanas Brainly?
O que é tarifa branca na Light?
É possível solicitar seguro desemprego pela internet?
Como solicitar o parcelamento do FGTS?
Quanto custa segunda via cartão bom?
Qual o valor normal da glicemia infantil?
Como solicitar milhas de voos já realizados?
O que o gato faz quando não gosta de alguém?
Como saber que tipo de conta e a minha BB?
Como saber se meu pedido da Wish chegou?
O que vale a pena comprar no duty free Argentina?
Como saber se sua amiga tem uma queda por você?
Como saber se a Vivo tem cobertura onde eu moro?
Como saber se a identidade está pronta em Alagoas?
É normal na gravidez a barriga não crescer muito?
Como saber se tenho direito ao alelo alimentação?