Nísia Floresta
Há 210 anos, em 12 de outubro de 1810, nascia em Papari, no Rio Grande do Norte, Nísia Floresta, a primeira educadora feminista do Brasil.
1. Nísia Floresta. A escritora nordestina Dionísia Gonçalves Pinto ficou conhecida pelo pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nascida em Papari — hoje cidade Nísia Floresta — Rio Grande do Norte, em 12 de outubro de 1810, a educadora, escritora e poetisa brasileira é uma das pioneiras do feminismo no Brasil.
O feminismo é um movimento que começou a partir do século XIX e atualmente virou um movimento social, político e filosófico, que tem como finalidade propor direitos iguais entre as mulheres através do empoderamento feminino, sem a existência de padrões patriarcais ou impostos pela sociedade.
Charles Fourier
Charles Fourier, um socialista utópico e filósofo francês, é creditado por ter inventado a palavra "feminismo" em 1837. A expressão "feminismo" e "feminista" apareceu pela primeira vez na França e nos Países Baixos em 1872, no Reino Unido na década de 1890 e nos Estados Unidos em 1910.
Mary Wollstonecraft publicou um dos primeiros tratados feministas, A Vindication of the Rights of Woman (1792), em que ela advoga a igualdade social e moral dos sexos. Seu romance mais tarde inacabado, Maria: or, The Wrongs of Woman, lhe rendeu críticas consideráveis em um debate sobre os desejos sexuais das mulheres.
O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 19. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.
No final do século XIX, o primeiro movimento feminista surgiu entre mulheres brancas e de classe média que lutavam por direitos jurídicos e políticos.
O surgimento do movimento feminista no Brasil aconteceu durante o final do século XIX. Desde esse período, ainda que o movimento não fosse chamado de feminista nessa época, algumas mulheres começaram a perceber e questionar certas regras sociais e de comportamento que eram impostas a elas.
Manifestação do Bloco das Mulheres na Luta Contra a Violência do Estado no Dia Internacional da Mulher de 2013, Belo Horizonte. As origens do feminismo no Brasil se encontram no século XIX.
Em 1832, foi publicado o livro "Direitos das mulheres e injustiças dos homens", escrito por Nísia Floresta. A obra é considerada a primeira publicação feminista do país. Em relação aos direitos trabalhistas das mulheres, a primeira conquista aconteceu em 1919.
Entre as décadas de 19, as manifestações feministas oscilavam mediante as mudanças desenvolvidas no cenário político nacional. Em 1934, o voto feminino fora reconhecido pelo governo de Getúlio Vargas. Já em 1937, os ideais corporativistas do Estado Novo impediram a expressão de movimentos de luta e contestação de homens e mulheres.
O que é ambientalismo na filosofia?
Como colocar um marcador no Excel?
Quais são os elementos de um artigo científico?
Quais os fatores determinantes da saúde?
Como pedir o reenvio do cartão Santander?
Qual a importância da padronização dos produtos?
Como medir a polegada da tela do celular?
Qual a vegetação típica do clima subpolar?
Quais são os princípios básicos da sociologia?
O que é concentrado de minério?
Qual o prazo para apelação na Justiça Federal?
Qual o valor máximo de indenização por danos morais?
São espécies de exclusão do crédito tributário?
Quais são os fatores que geram eletricidade?