Regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil , criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997.
Surgiram na última meta- de da década de 90, fruto das transforma- ções do Estado brasileiro que passou a dar ênfase à sua função reguladora, interferin- do indiretamente na ordem econômica, ao invés da função de Estado produtor, inter- vindo diretamente nessa mesma ordem.
A idéia de Estado regulador, difundida pelo mundo a partir da década de 80, ganha força no Brasil nos anos 1990. A atuação do Estado brasileiro, até esse período, era tida como direta, atuando na produção de bens e prestação de serviços (Estado empresário).
Agências ReguladorasAgência Nacional de Águas (ANA) ... Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ... Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ... Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ... Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ... Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
Anatel: autarquia federal e agência reguladora
Segundo o art. 8º da Lei, a Anatel é uma “entidade integrante da Administração Pública Federal indireta, submetida a regime autárquico especial e vinculada ao Ministério das Comunicações, com a função de órgão regulador das telecomunicações”.
31 curiosidades que você vai gostar
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foi criada em novembro de 1997 com o objetivo de implantar o novo modelo das telecomunicações. Foi extinto então o modelo estatal, onde era marcante a presença monopolista da Telebrás nos serviços móveis e fixos.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi fundada em 1997 pela Lei 9.472, conhecida como Lei Geral de Telecomunicações. Vinculada ao Governo Federal, a entidade foi criada com o objetivo de implantar um novo modelo das telecomunicações no Brasil.
São elas:Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)Agência Nacional do Petróleo (ANP)Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT)
Assim, no Brasil as agências reguladoras são autarquias e desempenham o papel de fiscalizar, conduzir e regular as prestações de serviços públicos e o exercício de atividades econômicas por particulares.
As agências reguladoras surgiram na época das privatizações promovidas pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Sua criação visou à regulação e fiscalização dos serviços públicos prestados por empresas da iniciativa privada, na área de telefonia, petróleo, energia elétrica etc.
As agências reguladoras nasceram da necessidade de regular e fiscalizar as atividades econômicas que o Estado exercia em regime de monopólio e os serviços públicos delegados aos particulares, devendo garantir a normalidade e eficiência na prestação dos serviços e atividades não mais realizadas diretamente pelo Estado.
As agências reguladoras são normalmente criadas através de leis e têm natureza de autarquia com regime jurídico especial, nesse contexto são autarquias com poderes especiais, integrantes da administração pública indireta, que se dispõe a fiscalizar e regular as atividades de serviços públicos executados por empresas ...
Atualmente, o Brasil conta com 10 agências reguladoras, sendo as primeiras a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 1996, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 1997, e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de 1998.
As agências reguladoras são um órgão governamental que tem a finalidade de regular e/ou fiscalizar a atividade de um determinado setor da economia, sobretudo no Brasil. Em outras palavras, as agências reguladoras possuem poder especial para legislar sobre como determinado mercado deve operar.
Conforme dito alhures, as agências reguladoras, em síntese, são pessoas jurídicas de direito público (em regra autarquia), que exercem atividade regulatória, fiscalizando e ditando normas junto aos setores privados que exploram atividades que antes eram de exclusiva função do Estado.
Resumo das características das agências reguladoras
são pessoas jurídicas de direito público; desempenham atividades típicas do Poder Público; são autarquias sob regime especial (não representam uma nova forma de entidade administrativa); integram a administração indireta (descentralizada);
Enquanto as Agências Reguladoras são regidas por disciplina específica, cuja característica seria a de atribuir prerrogativas especiais e diferenciadas a certas autarquias, as Agências Executivas existem para a execução efetiva de certas atividades administrativas típicas de Estado.
Com o desenvolvimento democrático essas agências tem ganhado força no país ao regular desde relações de consumo, até a fiscalização da atuação industrial, comercial e de exploração em geral. Portanto, as agências reguladoras crescem em contrapartida a diminuição da participação do Estado na economia.
São elas a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e também a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entre as principais funções de uma agência reguladora estão o levantamento de dados sobre o mercado de atuação e a elaboração de normas disciplinadoras para o setor regulado.
Missão: Regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Visão: Ser reconhecida como instituição de excelência que promove um ambiente favorável para as comunicações no Brasil, em benefício da sociedade brasileira.
Na área da telefonia, por exemplo, é a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) regula os aparelhos e serviços prestados. ... Assim, tanto o consumidor quanto o usuário dos serviços têm a segurança da compatibilidade com as redes de telefonia do Brasil. Além disso, a Anatel é um espaço de concentração de reclamações.
Lei nº 9.472, de 16 de Julho de 1997 (Lei Geral de Telecomunicações - LGT): É de responsabilidade da Anatel é licenciar o conjunto dos equipamentos ou aparelhos componentes da estação de telecomunicações.
O que a Anatel resolve? A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão que fiscaliza e regula os serviços de telecom no Brasil. É o caso da internet banda larga, telefonia fixa e dos planos de celular. Quando você abre uma reclamação na Anatel, ela irá facilitar e intermediar o seu contato com a operadora.
Anatel — Português (Brasil)
Conforme a Lei nº 12.823/2013, a Anatel deveria ter um quadro de 1.690 servidores, porém conta atualmente com 1.344, uma diferença de 346 profissionais.
Faz mal trabalhar de madrugada?
Como entrar em contato com o hospital Albert Einstein?
Quais são os três estados líquidos da água?
Qual a diferença entre indulgência e perdão?
Qual papel imprimir tag de lembrancinha?
O que fazer no Rio de Janeiro com a família?
Qual o valor do beta para 5 semanas?
Quais são os principais problemas ambientais do mundo?
Qual o sentido do conectivo além?
O que é competência funcional da Justiça do Trabalho?
Quantos Hz tem a tela do s9 Plus?
O que é ser filha de Cosme e Damião?
Como pagar um título protestado em cartório?
Quais são as fontes primárias?