10 importantes descobertas da ciência que foram feitas acidentalmenteRaios-X. ... A radioatividade. ... Velcro. ... Marca-passo. ... LSD. ... Penicilina. ... Viagra. ... Insulina. Em 1889, os médicos Oscar Minkowski e Josef von Mering removeram o pâncrea de um cão para entender como o órgão afetava a digestão.
Suas descobertas e revoluções científicas foram tantas que fica difícil nomear as mais importantes, mas não podemos deixar de citar as leis da mecânica, a teoria da gravitação universal, a composição da luz, a construção do primeiro telescópio, as leis do movimento (conhecidas como As Três Leis de Newton), entre outras ...
Desde a descoberta de poeira estelar mais antiga do que o sol aos primeiros embriões de tiranossauro, eis algumas descobertas fascinantes de 2020 que podem ter passado despercebidas.
Os destaques mais recentes foram a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 1985, e as pesquisas nos campos da neurociência (a interface cérebro-máquina de Miguel Nicolelis) e da astrofísica (observação de eventos espaciais até então inéditos).
Em 2021, o DNA nuclear humano, que contém informações mais detalhadas do que o DNA mitocondrial, foi recolhido da terra da caverna pela primeira vez, revelando detalhes sobre a vida dos neandertais. Técnicas semelhantes estão trazendo novas descobertas sobre animais extintos, como mamutes peludos.
25 curiosidades que você vai gostar
A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.
O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.
Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.
O conhecimento científico é um poder que permite fazer o bem e o mal, mas não vem com instruções de uso. Esse poder tem valor evidente, ainda que o poder possa ser negado pelo que se faz.
A filosofia da ciência acaba sendo um estudo complementar, pois também contribui para a construção de um conhecimento mais confiável. Ela pode, por exemplo, debater sobre a importância de um método científico mais rigoroso, e também construir os conceitos fundamentais para a produção desse método.
A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.
Contextos e necessidades externas à ciência influenciam seu desenvolvimento, deixando com maior clareza a marca de seu período histórico. Por outro lado, não apenas produtos da ciência afetam e transformam as sociedades, como muitas de suas ideias alimentam novas mentalidades e estimulam diferentes tipos de criação.
A ciência às vezes passa despercebida, mas está o tempo todo presente no cotidiano: ao acordarmos, no momento da refeição, no banho e até mesmo quando fazemos compras. A ciência é feita em laboratórios e centros de pesquisa, mas surge, principalmente, da curiosidade humana com o funcionamento das coisas.
O conhecimento científico ajuda-nos a desenvolver novas tecnologias, a resolver problemas de ordem prática, e a tomar decisões informadas — quer individualmente, quer coletivamente.
A priori, o principal papel da ciência no mundo contemporâneo é, em um ambiente de transparência democrática, melhorar a qualidade de vida humana.
"Na verdade a ciência e a tecnologia são da sociedade, é a própria questão da sociedade, não dá para desvincular, elas são parte inerente da sociedade. Agora como a ciência e a tecnologia vão contribuir para a sociedade isso é um caminho complexo.
A descoberta do fogo permitiu que o homem primitivo pudesse aproveitar melhor os alimentos, contribuiu para a defesa pessoal e permitiu que os recursos naturais que precisam do calor para ser usados fossem mais bem aproveitados, como a madeira e o carvão.
Marie Curie foi uma das maiores cientistas da história, suas contribuições permitiram um melhor entendimento da radioatividade. J.J. Thomson: Thomson (1856-1940) descobriu a existência da primeira partícula subatômica: o elétron.
Completam a lista de brasileiros mais citados seis pesquisadores de universidades federais: Joel Rodrigues (cross-field), da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Luis Augusto Rohde (psiquiatria e psicologia), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Felipe Barreto Schuch (psiquiatria e psicologia), da ...
Veja nossa lista de grandes descobertas da última década e quais você acrescentaria para formar uma lista das "20 mais".Plutão rebaixado (2005) ... Matéria escura existe mesmo (2006) ... Células reprogramadas (2007) ... Planetas como o nosso lá fora (2008) ... Água em Marte (2008) ... Em busca da "capa da invisibilidade" (2008)
Como saber se seu pet tem alergia alimentar?
Como ler o peso na balança Antropometrica?
O que são produtos para saúde passíveis de processamento?
O que é lápis de cor aquarela?
Como são classificados os tipos de corrosão segundo a morfologia dos mesmos?
Qual a composição do tecido poliamida?
Como é a prova da primeira fase da Unicamp?
Quanto custa para rebaixar um carro?
Como faz para ativar o 4G da Claro?
Para que serve a água do arroz nas plantas?
A quimica por tras dos fogos de artificio?
Qual país mais seguro do mundo 2021?
Porque a bijuteria fica verde?
Quantos brasileiros tem mais de 80 anos?
O que é responsabilidade pública?