José de Alencar buscou, através de seus escritos, ressaltar uma linguagem mais nacional. Foi muito criticado pela atitude, mas a inovação ajudou a estabelecer um estilo literário com características brasileiras.
Tendo por rumo seu projeto nacionalista, buscou elaborar a saga da nossa formação como Nação e Povo mediante as obras O guarani (1857), Iracema (1865), Ubirajara (1874), As minas de prata (1865-6) e A guerra dos Mascates (1871-3); bem como o registro da vida regional com os romances O gaúcho (1870), O tronco do ipê ( ...
Foi o escritor que facilitou a nacionalização da literatura no Brasil e consolidou o romance brasileiro. No ano de 1876, Alencar vendeu tudo o que tinha e viajou para a Europa com Georgina e seus filhos, buscando tratamento para sua tuberculose. Em 1877, Alencar morreu no Rio de janeiro, vítima da tuberculose.
A forma do romance, firmada pelo movimento romântico, constitui a maior parte da obra de Alencar. Além dos indianistas e históricos, foi autor também de romances urbanos, que se passavam sobretudo na corte carioca, e regionalistas, em localidades nas províncias brasileiras.
Alencar não se limitou a contar histórias de amor. Embora a idealização romântica seja uma marca das suas obras, o autor analisava as relações interpessoais e os comportamentos individuais das personagens em relação ao ambiente em que viviam, conduzindo o leitor a examinar a sociedade como ela é.
33 curiosidades que você vai gostar
Nacionalismo: o nacionalismo é um tema comum nas obras do Romantismo brasileiro em geral. Em José de Alencar, este elemento unido ao ufanismo torna-se ainda mais latente nas produções que exalam a exaltação das paisagens brasileiras, o sentimento de pertencimento a uma nação e a busca por autonomia.
São os romances de fundo histórico, voltados para o período colonial brasileiro propondo uma nova interpretação para fatos marcantes do período colonial do século XVII, como a busca por ouro e as lutas pela expansão territorial.
A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.
O Theatro José de Alencar é um exemplar característico da fase eclética da arquitetura brasileira, mesclando especialmente as linhas neoclássicas e art nouveau. Todo bloco central ou Foyer em estilo eclético, é construído em alvenaria com relevos em argamassa.
Como tirar a tecla Fn do notebook Samsung?
O que é preciso para abrir me?
Como tirar DIU Mirena sozinha?
Como resolver problema de FPS no PC?
Como investir na bolsa Dow Jones?
O que precisa para tirar o Coren de técnico de enfermagem RJ?
O que precisa para fazer o Cartão Legal?
Quantos litros de óleo vai no Agile 14 2011?
Como tirar o E-mail da tela inicial do notebook?
Como desativar os Fleets do Twitter?
O que precisa para tirar o Core BA?
Como tirar o azul do áudio do WhatsApp iPhone?
Quanto custa uma passagem de ônibus de Fortaleza para Natal?
Como tirar óleo queimado de forma?
Como tirar a mensagem o editor não pode ser verificado?
Quem quer hipertrofia tem que comer muito?