Células-tronco embrionárias: Elas são encontradas no embrião, apenas quando este se encontra no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação). Na figura abaixo, a região circulada em vermelho é chamada Massa Celular Interna e é esta massa de células que chamamos de células-tronco embrionárias.
O uso clínico das células-tronco embrionárias apresenta-se como a principal esperança da ciência no tratamento de diversas doenças neuromusculares degenerativas e de inúmeras outras doenças sem cura até o presente momento.
São encontradas no interior do embrião, quando ele está no estágio conhecido como blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação). Na Figura 2, a região circulada em vermelho é chamada Massa Celular Interna e é esta massa de células que chamamos de células-tronco embrionárias.
As células-tronco embrionárias são encontradas apenas no interior do embrião após 4 ou 5 dias da fecundação. Elas são conhecidas como pluripotentes, porque podem se transformar em qualquer tipo de célula adulta.
A partir da fusão inicia-se o processo de divisão celular, na primeira fase 16-32 são consideradas células totipotentes.
As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico.
As células tronco embrionárias são extraídas do doador na fase de mórula do zigoto. Essas são totipotentes e possuem grande capacidade de se transformar em outros tipos celulares, até mesmo de gerar um indivíduo por completo.
Disponível em: http://www.lance-ufrj.org/ceacutelulas-tronco.html Atualmente existem inúmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células tronco, principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas células.
Elas são retiradas do embrião por volta do quinto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 64 células.
Nem toda célula-tronco pode virar qualquer tipo de célula diferenciada. Por isso, elas são classificadas de acordo com esse potencial. São três tipos: Totipotentes: são as células originais do embrião, que tem potencial para se tornarem tanto células do corpo, quanto para formarem tecidos extra-embrionários (como a placenta, por exemplo).
O que é o costume praeter legem?
Qual é a regra adotada pelo CPC para aplicação da regra processual nova no tempo?
Qual o valor da integridade na construção da sociedade como valor moral?
O que diz a CLT sobre terceirização?
Como se afastar das más companhias?
Quanto tempo a pessoa pode ficar afastada por depressão?
Até quando pode se alistar no exército 2020?
Onde se aplica a terceira lei de Newton?
O que é ampicilina para que serve?
O que é a estratificação de periódicos?
Qual o melhor tratamento para flacidez da pele?
Como saber se o bebê vai ficar com os olhos claros?
Como saber se um filhote de chow chow e puro?
Como calcular transformador de 220 para 110?
Como saber qual vai ser a cor do meu filho?