No caso do homem, o médico pode ainda realizar a peniscopia, que é um exame em que o médico utiliza um aparelho semelhante a uma lupa, para procurar pequenas lesões no pênis que possam ser indicativas da presença do HPV.
E o principal sinal da infecção pelo vírus são verrugas genitais, que têm a aparência parecida com uma couve flor. Mas, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado pelo HPV.
O exame de sangue é chamado “sorologia para HPV”. Ele detecta a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).
O exame mais comum para identificar a presença do HPV é o exame de Papanicolau, que conforme recomendações do Ministério da Saúde, deve ter seu início aos 25 anos.
Na saúde privada, o teste de HPV ainda custa bem mais caro do que o Papanicolau. Enquanto este último custa por volta de R$ 80 em um laboratório particular, o teste de HPV chega a R$ 230.
A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Quando prospecção ativa é mais indicado para uma empresa?
Quais povos foram os primeiros habitantes das terras onde se localiza o Paraná?
O que deve ser pago pelo inquilino?
É possível viver de marketing digital?
O que significa devolução de cheque motivo 44?
Como detectar problemas respiratórios?
O que fazer com bezerro que não quer mamar?
Quem era os pais de Elvis Presley?
Quais são os livros do PNLD 2021?
Quais são os fatores de risco para o câncer?
Quantos tipos de bactérias existem no corpo humano?
O que é medição indireta de nível?
Qual é o menor estado do nosso país?