O exame mais usado para identificar um aneurisma cerebral é a angiografia por subtração digital, um procedimento realizado no hospital. Consiste no uso de um cateter, inserido na virilha.
- A melhor forma de fazer o diagnóstico do aneurisma é procurar um médico ao sentir uma dor de cabeça súbita e intensa, para que seja feitos exames como angiografia, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI) - aconselha Mandel.
Como prevenir o aneurisma e a sua ruptura
Os sintomas de um aneurisma cerebral que rompe podem ser:
Como identificar um aneurisma: sintomas
Apesar de o aneurisma ser diagnosticado por meio de uma arteriografia cerebral, é preciso ficar alerta a dores de cabeça quando elas são constantes e surgem acompanhadas de visão dupla, dores no pescoço e nos olhos.
A pessoa pode nascer com esse problema ou adquirir ao longo da vida. Neste caso, costuma aparecer após traumas, infecções, hipertensão não controlada, tabagismo entre outros fatores.
O tabagismo e a pressão alta não controlada são os principais fatores de risco para a formação ou ruptura de um aneurisma. Além disso, acredita-se que os aneurismas abdominais estejam relacionados à aterosclerose, caracterizada pela formação de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem de sangue.
Tratamento. Segundo o médico, o tratamento do aneurisma depende da localização, extensão e crescimento. Em geral, se for pequeno, pode ser controlado por meio de medicamentos que tratem e/ou controlem os fatores de risco, como hipertensão e colesterol elevado. O fumo também é um fator de risco.
O tabagismo e a pressão alta não controlada são os principais fatores de risco para a formação ou ruptura de um aneurisma.
Diagnosticado o aneurisma cerebral, a indicação cirúrgica precisa levar em conta seu tamanho (geralmente indica-se cirurgia para aneurisma iguais ou maiores que 5 milímetros) e as condições clínicas do paciente, uma vez que o risco da cirurgia deve ser menor do que o oferecido pela história natural da evolução da doença.
Aneurisma cerebral ou sacolar é uma dilatação anormal e permanente em um dos vasos sanguíneos do cérebro. Ele surge como um saquinho (semelhante a uma bexiga de borracha), que se forma na parede enfraquecida de uma artéria cerebral. Na teoria, se essa dilatação for pequena, não existem grandes riscos.
O tratamento do aneurisma dependerá do tamanho, sua localização e se foi rompido ou não. O histórico do paciente e exames específicos também auxiliam na indicação de qual a melhor conduta médica. A cirurgia é indicada, normalmente, em casos de aneurismas rompidos.
O aneurisma cerebral é uma dilatação permanente num dos vasos sanguíneos que levam sangue até ao cérebro. Quando isso acontece, a parte dilatada geralmente apresenta uma parede mais fina e, por isso existe um elevado risco de o aneurisma romper. Quando um aneurisma cerebral rompe, ele provoca sempre uma hemorragia que é mais ou menos grave de ...
Como usar WhatsApp com telefone fixo no PC?
Como estão as lagoas dos Lençóis Maranhenses?
Como instalar corretamente o Firebird 30?
Como colocar Vídeo do YouTube no PowerPoint 2010?
Como chegar a Barueri de ônibus?
Como instalar uma janela de aço?
Quanto gasta de pedágio para Campos do Jordão?
Como usar o Webex Meeting no celular?
Como instalar drive adaptador Wi-fi?
Quanto custa a passagem para São Thomé das Letras?
Como instalar o Topaz no Adobe Photoshop CC?
Como preparar a tinta de cabelo Beauty Color?
Como faço para ir para Lençóis Maranhenses?
Como instalar o Postgres no Linux Mint?
Como preparar uma terra para plantar rosa?
Qual a melhor terra para plantar frutas?