Qual o exame realizado para se detectar a intolerância a frutose? O diagnóstico para frutosemia, é feito através do exame de urina, e/ou o mais comum por meio do teste de prova (também chamado teste de absorção ou de tolerância de frutose).
O açúcar contido nas frutas é a frutose, dentre eles os que mais possuem frutose é a manga, caqui, uva e banana. Bastante atenção aos excessos de frutose.
O QUE É INTOLERÂNCIA À FRUTOSE? É a deficiência de uma enzima presente no intestino que digere a frutose. Quando ocorre uma ingestão aumentada deste açúcar, a sua digestão incompleta permite que as bactérias da microbiota intestinal fermentem excessivamente o bolo fecal, provocando os sintomas.
A intolerância hereditária à frutose é um distúrbio do metabolismo de carboidratos que é causada pela falta da enzima necessária para metabolizar a frutose. Quantidades muito pequenas de frutose causam níveis baixos de glicose no sangue e podem causar danos renais e hepáticos.
No início do teste o paciente sopra vagarosamente num aparelho portátil. O aparelho mede a concentração inicial (basal) de hidrogênio. Depois uma pequena quantidade de frutose é ingerida. Amostras adicionais do ar expirado no aparelho são analisadas e hidrogênio expirado é medido a cada 30 minutos por três horas.
Como confirmar o diagnóstico O diagnóstico de intolerância à frutose é feito pelo gastroenterologista, endocrinologista ou nutrólogo, que fazem uma avaliação do histórico clínico da pessoa, e é feito um teste com retirada da frutose da alimentação e observação da melhora dos sintomas.
Pera, maçã, goiaba, morango, abacaxi... Não importa, todas as frutas têm frutose. Umas mais, outras menos, mas o açúcar natural desse grupo de alimentos é o que faz dessas iguarias tão gostosas e nutritivas de ingerir.
Alimentos que devem ser evitados
Categoria | Baixo teor de frutose |
---|---|
Frutas | Abacate, limão, abacaxi, morango, tangerina, laranja, banana, amora e melão |
Alimentos que devem ser evitados
Categoria | Baixo teor de frutose |
---|---|
Frutas | Abacate, limão, abacaxi, morango, tangerina, laranja, banana, amora e melão |
A dieta de uma pessoa que tem intolerância à frutose é mais restritiva, é necessário excluir da alimentação alimentos como:
Pessoas acometidas pela intolerância à frutose podem apresentar sintomas como inchaço, dores abdominais, arrotos, gases, sudorese, agitação e até mesmo vômitos e diarreia. Se você já percebeu que sofre com alguns desses sintomas após ingerir alimentos ricos em frutose, pode ser um indicativo de intolerância.
Os exames para detectar a intolerância são: o ensaio enzimático em biópsia hepática (para verificar a presença e atividade da aldolase B, uma enzima que metaboliza a frutose), dosagem de fosfato inorgânico sérico, teste de tolerância à frutose (administra-se a frutose por via intravenosa para monitorização dos níveis de glicose ...
O teste de tolerância à frutose também é uma opção e é feito administrando este açúcar na veia do paciente, de forma que os níveis de glicose, frutose e fosfato no sangue podem ser monitorados. Os resultados podem causar certa confusão ao serem interpretados.
Em um estudo recente, foram comparadas três doses de frutose (15, 25 e 50g). Constatou-se que 100% dos voluntários saudáveis absorveram 15g de frutose, 90% absorveram 25g de frutose e 20-30% absorveram 50g.
O que não fazer na hora do beijo de língua?
Como mostrar os segundos no relógio do Windows 7?
Como movimentar minha conta digital da caixa?
Como mover pasta dentro do Teams?
Como o enxofre foi descoberto?
Como fazer o personagem se movimentar no Scratch?
Quanto tempo para melhorar o score?
Como foi a descoberta do efeito Doppler?
Como tirar o certificado digital pessoa física?