Esfinge é uma figura mitológica do Egito Antigo, que possuia corpo de leão e cabeça humana. Historiadores afirmam que esta figura pode ter sido importada da cultura grega. A palavra esfinge deriva do grego sphingo que significa estrangular. Para os egípcios antigos a imagem de uma esfinge significava poder e sabedoria.
Esfinges são criaturas mitológicas com corpo de leão, cabeça de gente e (às vezes) asas de pássaro. São comuns tanto na cultura egípcia quanto na grega. A Esfinge de Gizé, a mais conhecida, é um dos símbolos da realeza egípcia e foi construída por Quéfren, o quarto faraó da 4ª dinastia (2575-2465 a.C.).
Significado Mitológico
O corpo de leão das esfinges egípcias representa a força e a imponência deste animal, que protege a entrada de templos e pirâmides. O leão é considerado o protetor dos locais sagrados. A cabeça, por sua vez, representa a inteligência e racionalidade do faraó.
O Segredo da Esfinge: Através de mensagens metapsíquicas o faraó Amigdar transmite, seis mil anos depois, através dos "espaços etéreos", o segredo da Grande esfinge, de Gizé, a poucos quilômetros do Cairo.
Poderes: Esfinge possui os incríveis poderes da pedra Ka, permitindo-lhe controlar a realidade em muitos níveis. Ele tem acesso a uma multiplicidade de poderes mentais e controla a matéria e a realidade em níveis muito poderosos.
32 curiosidades que você vai gostar
A última versão é a de que os cristãos coptas, de origem igual à dos antigos egípcios, teriam cortado o nariz do monumento, acreditando na ideia de que os ladrões, como forma de castigo, deveriam tem o seu nariz arrancado para que fossem facilmente reconhecidos.
Decifra-me ou devoro-te: a indústria de alimentos diante do enigma da Esfinge. “O que é, o que é? De manhã tem quatro patas; de tarde, tem duas; e de noite, tem três?”, dizia a Esfinge aos homens e mulheres em Tebas, segundo consta no mito da Grécia Antiga. A pergunta acompanhava a ameaça “decifra-me ou devoro-te”.
A esfinge, de cabeça humana e corpo animal, foi decifrada por Édipo. Logo em seguida, o monstro se joga no precipício, sobrando somente Édipo, totalmente humano.
Édipo aproxima-se da esfinge e ela pergunta a Édipo o mesmo enigma que vem perguntando a todas as pessoas através dos anos: Que criatura pela manhã tem quatro pés, a tarde tem dois, e à noite tem três? Édipo respondeu: Os humanos. A manhã significa a infância, quando os humanos engatinham.
Quem toma lítio pode beber cerveja?
Como colocar stories em destaque no instagram?
Quanto tempo o bambu demora para crescer?
Quanto ganha um engenheiro mecanico em portugal?
Quanto custa um bilhete de cinema lusomundo?
O que são frações próprias e impróprias?
Como saber quais aparelhos estão conectados na minha conta google?