Contexto histórico. A ida de Nassau para a colônia tinha por objetivo restabelecer a administração civil e militar da região. Além disso, reerguer a produção dos engenhos de açúcar, recuperando a economia da capitania.
João Maurício de Nassau foi um conde holandês, enviado ao nordeste brasileiro, em 1637, pela Companhia das Índias Ocidentais. Sua função era governar as terras dominadas pelos holandeses na região de Pernambuco.
Entre as principais medidas tomadas por Nassau aqui no Brasil, destacam-se:Propôs-se recuperar a economia local, procurando compradores para os engenhos locais;Ampliou o domínio holandês no Nordeste;Promoveu reformas estruturais em Recife;Manteve relação pacífica com os indígenas.
Maurício de Nassau transformou Recife na capital de Pernambuco e promoveu inúmeros investimentos para reforçar a urbanização de sua colônia. Promoveu a construção de um novo palácio para si em Recife e criou um jardim botânico na capital pernambucana.
a) No tempo em que administrou o espaço colonial nordestino, Nassau promoveu a ampliação das plantações de cana-de-açúcar e da criação de gado. Além disso, promoveu várias obras públicas, permitiu a realização do livre comércio e deixou que todas as religiões fossem praticadas nas terras por ele controladas.
24 curiosidades que você vai gostar
Entre 1637 e 1644, tempo que governou em terras brasileiras, Nassau provocou mudanças e foi responsável por muitos dos pioneirismos que tanto orgulham os pernambucanos: decretou a liberdade de culto religioso; fez a primeira documentação da paisagem local; criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico; ...
Até 1580, a Holanda tinha um envolvimento direto com o negócio do açúcar produzido no Brasil, pois foram eles que financiaram o desenvolvimento do negócio aqui e eles também participavam do refino e da comercialização do açúcar na Europa. A atividade açucareira rendeu bastante lucro para Portugal e Holanda.
Além de promover a movimentação econômica no local, Nassau ainda trouxe consigo muitos artistas, naturalistas e engenheiros com o objetivo de conhecer e registrar o que havia de diferente e exótico no Brasil.
Aconteceu no século XVII, quando os holandeses ocuparam uma parte do Nordeste do Brasil. Lá, fundaram uma colônia chamada Nova Holanda, que incluía Pernambuco e outras capitanias. Seu principal interesse era controlar os centros de produção de açúcar.
O objetivo da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais era, antes de mais nada, o de garantir a independência dos Países Baixos, por isso ela resolveu atacar os alicerces do Império Espanhol. Para os neerlandeses, as os territórios que estavam sob o domínio de Portugal seriam o ponto chave desse pleito.
Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
O plano era retratar o Brasil holandês para os investidores europeus saberem a importância das terras ocupadas. Sobrinho do pintor Gheert Roeleffs, Eckhout trabalhava em Amsterdã (Holanda) como ilustrador, aos 26 anos, quando foi convidado para a missão artística de Nassau.
Chegada de Maurício de Nassau ao Brasil
No dia 23 de janeiro de 1637, Nassau desembarca no porto do Recife. Com ele vieram artistas e intelectuais como o pintor Franz Post e o humanista Elias-Heckman, o astrônomo Marcgraff, o naturalista Piso, e mais 350 soldados.
Ele também investiu nos engenhos de açúcar para retomar a produção açucareira. Questão 2 – Qual das alternativas abaixo traz o motivo da saída de Maurício de Nassau do Brasil? A) Expulsão dos holandeses por tropas espanholas.
Diminuiu os tributos e ainda conseguiu a encampação das dívidas de alguns senhores, sustando, também, a penhora de seus bens. Além disso deu maior liberdade na venda de açúcar, cuja produção vinha se normalizando, e garantiu a liberdade religiosa aos cristãos.
As invasões holandesas foram motivadas pelo interesse holandês em tomar controle do negócio açucareiro e por conta da rivalidade entre Portugal e Holanda, e desta com a União Ibérica.
Uma segunda tentativa de invasão se deu em 1630, dessa vez em Pernambuco. Os holandeses conseguiram conquistar as vilas de Olinda e Recife. Houve combates, mas os invasores holandeses resistiram e estabeleceram o controle de uma extensa parte do litoral brasileiro que ia do Sergipe ao Maranhão.
Os holandeses foram expulsos de Pernambuco e começaram a produzir açúcar nas Antilhas, tornando-se concorrente da produção brasileira. Portugal não tinha investimento disponível para reerguer os engenhos do Nordeste e não conseguiu concorrer com os holandeses, causando uma crise na produção de açúcar no Brasil.
Os holandeses conquistaram facilmente Olinda e Recife, e, ao longo dos anos, expandiram sua colônia para outras regiões do Nordeste. Essa expansão aconteceu entre 1630 e 1637, chegando a regiões como Paraíba e Sergipe. A partir de 1637, a administração colonial foi entregue a João Maurício de Nassau, um militar alemão.
Ao contrário do que era costume na época, ele se recusou a explorar a colônia apenas em benefício da WIC. Ao invés disso, sua maior preocupação foi promover o bem-estar dos habitantes e preservar a terra.
Tinha 24 anos quando chegou ao Brasil, contratado por Nassau, residindo em Recife entre 1637 e 1644. Sua principal tarefa nas novas terras era documentar paisagens, tomando apontamentos de portos e fortificações.
O objetivo principal de Frans Post seria a documentação de cidades, vilas, povoações, costumes, construções civis e militares, cenas de batalhas navais e terrestres, que viriam ilustrar um grande relatório das atividades do Governo do Conde de Nassau em terras da América.
Principais realizações no período em que administrou a região conquistada pelos holandeses no Nordeste brasileiro: - Estabeleceu uma situação de boas relações entre holandeses e brasileiros (latifundiários e comerciantes). - Criou, Zoológico, Museu Natural e Jardim Botânico em Recife.
Ganhou a primeira ponte do Brasil, ruas calçadas, saneamento, palácios, jardins com plantas importadas e monumentos até então inéditos na região. Além disso, eram comuns festas para senhores de engenho e eventos para a população, dinamizando a vida cultural.
As artes, as ciências e as letras tiveram um grande desenvolvimento com a chegada dos holandeses ao Brasil. Os artistas que vieram juto com Mauricio de Nassau na expedição da Companhia das Índias Ocidentais, produziram as primeiras imagens da natureza, das cidades e das pessoas da América.
Quanto ganha um motorista da uber?
O que significa uma rosa branca?
O que visitar em dublin em 3 dias?
O que pode cair na redacao do Encceja 2021?
Qual é a dosagem máxima de sibutramina por dia?
Como ir de glasgow a edimburgo?
Quais são os principais produtos de exportação?
Quanto à classificação dos tipos de softwares podemos citar?