O principal propósito era orientar as pessoas na devoção cristã. Considerada o primeiro estilo de arte cristã, a arte bizantina era comandada pelo clero, que tinha a incumbência de organizar as artes.
Mosaico Bizantino Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.
Como se construíam os mosaicos na arte bizantina O artista aplicava primeiro uma substância para impermeabilizar a parede, por exemplo: resina. O número (1) da figura representa a parede. b. Depois uma camada de argamassa* com alguns elementos para deixá-la mais forte como poderiam ser pregos (2).
A Arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais. Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foram estabelecidas, tal como na arte egípcia.
Mosaicos bizantinos Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (5). As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede.
Os mosaicos bizantinos Eram geralmente imagens da vida de Cristo. Cristo com são Vital e santo Eclésio. Mosaico na igreja de São Vital, em Ravena, Itália. Os imperadores também foram retratados nos mosaicos.
As auréolas servem para indicar as personagens sagradas (santos, apóstolos e Cristo) ou o Imperador (considerado representante de Deus).
Muito utilizado na arte bizantina, principalmente no período Justiniano, o mosaico, que em geral era feito de pequenas pastilhas de vidro, cobria paredes internas e externas de igrejas e templos. Além de enaltecer a arquitetura, as imagens construídas com o mosaico tinham a intenção de orientar os cristãos.
As igrejas e os palácios ilustravam a riqueza arquitetônica dos bizantinos. Na construção das igrejas, os arquitetos usavam a cúpula sobre pilares, a planta em cruz grega e o capitel (extremidade superior de uma coluna) cúbico.
Uma das técnicas bastante utilizadas pelos pintores bizantinos foi a têmpera, que consiste em preparar os pigmentos junto a uma goma feita de material orgânico (como a gema de ovo) a fim de fixar melhor as cores à superfície.
Características da arte bizantina. A arte bizantina está intimamente relacionada à religiosidade católica e desenvolve-se com o maior intuito de propagar seus preceitos e expressar o poder do imperador, que é visto como autoridade absoluta e "enviado de Deus", possuindo inclusive poderes espirituais.
Qual animal mais se aproxima dos dinossauros?
Por que a presença do estrangeirismo é tão forte no Brasil?
Como ir de draenor para Vento bravo?
Como saber a idade de um coqueiro?
Como saber a bitola dos parafusos?
Qual a comida do pássaro sanhaço?
Como calcular a idade de um bonsai?
Como saber o tamanho ideal de uma TV?
Como descobrir uma música pelo som no PC?
Como Ver hora no relógio analógico?
Como saber a geração do meu kit GNV?
É perigoso ir para Petrópolis?