O texto do profeta Ezequiel nos traz uma imagem profunda que podemos remeter à esperança cristã. O contexto aqui é outro: Ezequiel, ex-sacerdote em Jerusalém, está junto ao povo de Israel, exilado na Babilônia, por volta do ano 587 a.C. A cidade de Jerusalém foi destruída e também o templo.
Ezequiel, era um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar, que corta a cidade de Babilônia.
Esta eraa visão que Ezequiel tinha do povo israelita: morte, desespero e sentimento de derrota. Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo.
Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.
1 Veio sobre mim a mão do Senhor, e me alevou para fora no bEspírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram muito numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. 3 E me disse: Filho do homem, porventura aviverão estes ossos?
23 curiosidades que você vai gostar
Ezequiel 47:1, 6–12. Ezequiel vê fluir do templo um rio que dá vida ao deserto e torna saudável o Mar Morto. Ezequiel 47:2–5. Ezequiel mede a profundidade do rio e descobre que as águas ficam mais profundas à medida que entra nelas.
Ezequiel, era um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar que corta a cidade de Babilônia.
Ezequiel: Significa "Deus fortalece" ou "Deus vai fortalecer". Ezequiel é um nome de origem hebraica, originalmente Yehezhell. Seu significado é formado pela junção dos elementos hazáq, que significa "ele era forte", e que surge da palavra hézek, que significa "força".
Ezequiel for deportado para Babilônia com cerca de 26 anos em torno de 597 a.C., ele era um sacerdote e via de regra os sacerdotes começavam a servir no templo aos 30 anos. Sendo assim, quando Ezequiel começa seu serviço no templo ele está na Babilônia, após 5 anos de exílio e a cerca de 1100km longe de Jerusalém.
O Anjo Ezequiel é a representação do Fogo Violeta, que é o que leva de forma corrente a energia divina a cada indivíduo. Ele é o símbolo dos apelos por transformação de uma energia mal utilizada pelo uso de palavras, pensamentos, sentimentos e atitudes inadequadas.
A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser. O livro de Apocalipse relata uma ocasião em que o Apóstolo João teve uma experiência semelhante. (Ver Apocalipse 10.)
E no tempo do profeta Ezequiel (entre593 a565 AC) a cidade de Jerusalém foi tomada pelos babilônicos, e o profeta viveu na Babilônia onde os israelitas haviam sido levados como prisioneiros. As mensagens do profeta eram direcionadas a todo povo que vivia ali na Babilônia e aos moradores de Jerusalém.
“Ezequiel, filho de Buzi, vivia na Babilônia, na beira do rio Quebar, junto com os judeus que haviam sido levados para lá como prisioneiros.
A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.
Estudar o livro de Ezequiel pode fortalecer a fé dos alunos no poder do Senhor para transformar pessoas e nações. Os alunos podem aprender que todos os que se arrependem de suas iniquidades vão receber a misericórdia, o amor e o perdão de Deus.
No tocante à segunda dessas palavras, nossa versão portuguesa a traduz por "limiar", "entrada", "vestíbulo". No caso dos templos, o limiar era considerado sagrado, o que se comprova pelos sacrifícios sepultados ali, propositalmente.
O Salmo mostra que a única esperança que resta ao salmista, diante do seu desespero, é dirigir-se ao Deus de Israel. Assim, nessa situação, sem poder controlar seus sentimentos, ele verbaliza diante de Deus toda a sua raiva e ira que possui contra estes inimigos e pede que Deus os castigue, desejando-lhes o mal.
Reflete-se sobre o cativeiro do povo judeu na Babilônia, que teria durado cerca de setenta anos, segundo a Bíblia, tendo por recorte temático a escravidão, dotada de significado diverso na Antiguidade.
O Rio Quebar foi um antigo canal de irrigação da antiga Mesopotâmia, situado a uma pequena distância do eufrates. Teria sido o lugar onde viveu o profeta Ezequiel correspondendo a um assentamento de exilados judeus conhecido como Tel-Abibe, na antiga região de Nipur, situada à sudeste da Babilônia.
Comer o livrinho significa se alimentar da palavra de Deus, como disse o Senhor Jesus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4.4). ... O sabor era doce em sua boca, mas o conteúdo do pergaminho trouxe destruição para o povo ingrato e rebelde de Israel.
Provérbios 5:4 - Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Ele serviu ao rei Nabucodonosor II e seus sucessores com lealdade e competência até o momento em que a Babilônia foi conquistada por Ciro, o Grande, e através da sabedoria oriunda de seu Deus, Jeová, ele interpretou os sonhos e visões de reis, tornando-se uma figura proeminente na corte da Babilônia.
Acenda uma vela de cor violeta ou branca, então imagine ao redor da chama uma luz forte na cor violeta. Agora peça a ajuda que necessita com a seguinte oração: "Aceito sua ajuda Arcanjo Ezequiel, com muita gratidão e paz no coração para... (falar a ajuda que necessita)".
Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro: “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.
Como deve ser o atendimento de um garçom?
O que a tilápia gosta de comer?
Quando começou o empreendedorismo no mundo?
Qual adjetivo de estrela que brilha muito?
Estou com um incômodo na garganta o que pode ser?
Como ver local de prova Cebraspe?
O que o Papa diz sobre a tatuagem?
Quantos ml de ar injetado na veia pode matar?
O que é a comunicação interna?
Pode usar nome fantasia no contrato de prestação de serviços?
Quais as regras básicas de segurança em relação ao botijão de gás?
Quais são as vantagens de ser baixinho?
O que combina com o signo de Libra?
Qual diferença entre ciclo lítico e Lisogênico?