A principal diferença entre os seres humanos e os deuses na antiga grécia seria a sua imortalidade, pois os deuses e titãs seriam seres de vida eterna. ... Os deuses em sua maioria habitavam o monte Olimpo, onde Zeus governava soberano, com exceção de Hades que habitava o que poderíamos chamar de inferno.
Em geral, as relações entre os humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.
Prometeu era filho do titã Jápeto, e irmão do desventurado Atlas. Na impetuosa e violenta família dos titãs, Prometeu era o mais ponderado. Quando teve início a rebelião dos olímpicos, ele logo havia percebido para que lado as coisas estavam se inclinando.
Os deuses gregos são mesmo humanos, demasiado humanos: Zeus, o mais poderoso deles, tinha uma fieira de amantes e se transformava ora em touro, ora em cisne para seduzir outras deusas, semideusas e mortais. Eles tomavam partido em guerras, fofocavam, e rivalizavam uns com os outros.
Apesar de serem onipotentes, os deuses gregos possuíam qualidades e defeitos semelhantes aos homens como a maldade, o egoísmo, a bondade, a força, a fraqueza, a vingança, a sabedoria, etc. Estes mitos são ilustrados através dos poemas épicos Ilíada e Odisseia (Homero) e a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias (Hesídio).
De certo modo os únicos atributos diferenciadores eram a imortalidade e a onipotência. As características em comuns eram que os deuses também tinham sentimentos, tinham ódio, sentiam ciúmes e amavam também.
A relação entre os deuses gregos e os humanos era bastante próxima. Os deuses assim como os humanos, possuíam qualidades, defeitos, sentiam raiva, amor e uma série de sentimentos. ... Inclusive, muitos deuses e deusas se relacionavam com humanos. Os filhos dos deuses e humanos eram chamados de semideuses ou heróis.
Além dos gregos serem politeístas, seus deuses eram antropomórficos, isto é, assumiam a forma humana e agiam à semelhança dos homens, lutavam entre si, e, como os humanos, sentiam ódio, amor, se casavam e tinham filhos. Em relação ao casamento, vários deuses se uniram aos seres humanos mortais.
De acordo com a mitologia grega, os heróis eram filhos de deuses com seres humanos. Os heróis aparecem em várias histórias mitológicas da Grécia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, são capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais.
Além disso, essa palavra é também usada para se referir ao estudo, realizado por especialistas, dos mitos de um determinado povo. O estudo da mitologia é importante para a reconstituição da forma como determinado povo enxergava o mundo, assim como de suas crenças religiosas.
O que falar em uma entrevista de emprego em inglês?
Quais são os métodos laboratoriais utilizados para identificação e classificação de bactérias?
O que é a ideologia para a análise do discurso?
Como a história de uma cidade pode ser contada?
Como perceber a ideologia no dia a dia?
O que é motilidade espermograma?
Como podemos evitar incêndios com balões em nossa sociedade?
Como os jogos eletrônicos podem interferir nas nossas vidas?
Quais sinalizações são relacionadas a lesão do nervo oculomotor?
Como deve ser a escola do futuro?
Como se organizam os lipídios nas membranas?
Como os jornalistas descobre as informações?
O que é matéria de um exemplo?
Como os lipídeos interferem no tempo de digestão dos alimentos?
Quais são os tipos de jogos educativos?
Como os jograis eram vistos pela sociedade *?