Como afirma Durkheim, as sociedades não são meramente a soma de indivíduos, mas um sistema formado pela associação entre indivíduos. Dessa forma, há uma organização, com instituições formais e informais, uma estrutura social que pode ser hierárquica ou não, e papéis sociais designados aos seus componentes.
Na visão de Durkheim: a “sociedade é superior aos indivíduos, existindo independente dele, que não passa de um mero receptor de regras sociais”. A sociedade é um ente que possui controle perante as ações individuais, e impõe ao agente que siga normas exteriores e anteriores a ele, por meio do denominado Fato social.
Durkheim parte da idéia fundamental de Comte de que a sociedade deve ser vista como um organismo vivo. Também concordava com o pressuposto de que as sociedades apenas se mantém coesas quando de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns.
Nesse sentido, a sociedade para Weber é um conjunto de indivíduos interagindo entre si com base no pressuposto segundo o qual o(s) seu(s) interlocutor (res) compartilha(m) do mesmo significado de suas ações, por isso há uma reciprocidade de sentidos nessa relação. O contrário disso seria o caos.
Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.
42 curiosidades que você vai gostar
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Durkheim acredita que dentro dos grupos sociais o que prevalece é a consciência coletiva, ou seja, o conjunto de crenças e sentimentos de uma mesma sociedade que serve para orientar a conduta de cada um de nós. Portanto, os fenômenos individuais podem ser explicados a partir da coletividade.
Pretendendo desenvolver o projeto de uma sociologia autônoma, Durkheim afirma que os fenômenos sociais devem ser considerados como “coisas externas e objetivas”, exteriores às consciências individuais. Seu pensamento dominou a sociologia acadêmica francesa até a Segunda Guerra Mundial.
A aplicação do método científico em Sociologia realiza-se através de vários procedimentos de pesquisa empírica, entre eles: a observação direta, o survey e a história de vida.
Quais são os principais elementos da dança?
O que significa IQF no frango?
Como colocar o nome na tela inicial do celular?
Como é a flor do cacto estrela?
Tem como cancelar escritura de imóvel?
Quais são os produtos toxicos?
Quem são os artistas brasileiros?
São Miguel Paulista é uma cidade ou bairro?
O que é parto humanizado e quais seus benefícios?
Como um recrutador avalia um candidato?
Como calcular a escritura de um imovel?
Como se invoca a Bloody Painter?
Quem tem esquizofrenia pode trabalhar normal?
Qual a diferença entre botox e alinhamento?
O que é uma sequência recursiva?
Em qual situação é utilizado o comando de estrutura de decisão composta?