1. Sentimento de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres, a quimeras, ou a uma confiança em coisas ineficazes. 2. Opinião religiosa fundada em preconceitos ou crendices.
Superstição é a crença que as pessoas têm em algo não racional que pode melhorar ou mudar algo positivamente, como fazer figa para evitar azar.
1 preconceito, prejuízo. 2 fanatismo, obstinação, adoração. 3 abusão, crendice.
- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe; - Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte; - Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas; - Comer manga com leite pode fazer mal para a saúde.
O sal, além de sua utilidade na cozinha, é cercado por várias superstições. Derramá-lo é sinônimo de má sorte e, quando isso acontece, muitos pegam um pouco e jogam sobre os ombros para evitar a má sorte. Este é um costume iniciado pelos antigos gregos e sumérios. Por outro lado, dar sal é desejar prosperidade.
Depois de realizar dois estudos, os pesquisadores enumeraram três razões pelas quais as pessoas adotam comportamentos supersticiosos: para obter controle sobre a incerteza; para diminuir os sentimentos de desamparo ou impotência; porque é mais fácil confiar em superstição do que adotar estratégias de enfrentamento.
As 7 superstições mais comuns dos brasileiros
[Figurado] Crença excessiva e sem fundamento em alguma coisa. Etimologia (origem da palavra superstição). Do latim superstitio.
1. Aplicar o tacto a. 2. Apalpar.
A palavra superstição é freqüentemente usada para se referir a uma religião que não é praticada pela maioria de uma determinada sociedade, independentemente de a religião prevalente conter supostas superstições.
Quando se trata de superstição, tudo é mais prático, porque envolve os que estudiosos do assunto chamam, em inglês, de half-belief – ou meia-crença. Ninguém precisa acreditar 100% numa simpatia para executá-la nem ser um legítimo esotérico bicho-grilo para ter um cristal em cima da mesa.
Superstições são, por definição, não fundamentadas em verificação de qualquer espécie. Elas podem estar baseadas em tradições populares, normalmente relacionadas com o pensamento mágico.
As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de geração para geração. Por desconhecer as causas e efeitos de determinados fenômenos científicos, muitas pessoas atribuem explicações sem sentido racional e, portanto, falsos. As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas.
Com o que a economia se preocupa?
Quantos km dá para rodar com óleo 15W40?
Quais os tipos de alterações climáticas?
Qual é o menor município do estado de São Paulo?
Quem é mais forte Shanks ou Kaido?
O que é o princípio de boa fé?
Quais estruturas embrionárias formam o sistema nervoso central?
Quem me bloqueou no WhatsApp pode me ver meu status?
Como mudar a cor de uma Logo pronta?
O que vem na caixa Redmi Note 9?
Quando é o pagamento de dividendos da Cielo?
O que é cultivo de hortaliças hidropônicas?