Os protozoários são transmitidos pela ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento, nas mãos, e até mesmo durante sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los. No estômago, dão origem aos trofozoítos.
Agente Etiológico. Giardia lamblia, protozoário flagelado que existe sob as formas de cisto e trofozoíto. O cisto é a forma infectante encontrada no ambiente.
A doença pode ser transmitida para o homem, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.
O ciclo biológico da Giardia lamblia é alternado entre um cisto infectante e um trofozoíto ativamente móvel. A infecção ocorre principalmente por via fecal-oral, através da ingestão de água e/ou alimentos contaminados pelos cistos deste parasito (Figura 3).
Giardíase é a infecção causada pelo protozoário flagelado Giardia duodenalis (G. lamblia, G. intestinalis). A infecção pode ser assintomática ou provocar sintomas que variam de flatulência intermitente a má absorção crônica.
32 curiosidades que você vai gostar
A Giardíase, Giardiose ou lambliose é uma doença causada por protozoário. O nome científico do agente etiológico causador é Giardia lamblia. Sua principal característica é o acometimento do intestino delgado, causando intensa diarreia. Ainda que seja mais comum em crianças, ela pode afetar também os adultos.
O que é? É uma IST causada por causada por um protozoário, o Trichomonas vaginalis, encontrado com mais frequência na genitália feminina. A transmissão é sexual e o uso da camisinha masculina ou feminina é a melhor forma de prevenção.
Mecanismo de transmissão
A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos que contaminam os alimentos e a água. A contaminação pode ocorrer também pelo sexo anal.
No ciclo biológico da Entamoeba histolytica é monoxênico e apresenta quatro estágios evolutivos: trofozoíto, pré-cisto, cisto e metacisto. Enquanto o pré-cisto e metacisto são apenas fases intermediárias, os cistos e trofozoítos constituem fases bem definidas do parasito.
Quando é que o leite de soja está estragado?
Como imprimir o licenciamento 2020 de terceiros?
Que tipos de ervas podem ser fumadas?
Como vive uma família com um salário mínimo?
Como passar uma boa impressão no primeiro dia de aula?
Como imprimir duas páginas A5 em uma folha A4?
Como pegar o comprovante de pagamento do IPVA?
Como renovar o contrato Pravaler?
Como renovar o passe livre estudantil DF?
Como renovar o certificado digital da OAB?
Como Renomear no Google Fotos?
Como imprimir documento do veículo 2020 SC?
Como renovar o certificado digital OAB SP?
Como renovar o Bilhete Único Estudante 2021?