Os protozoários são transmitidos pela ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento, nas mãos, e até mesmo durante sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los. No estômago, dão origem aos trofozoítos.
Agente Etiológico. Giardia lamblia, protozoário flagelado que existe sob as formas de cisto e trofozoíto. O cisto é a forma infectante encontrada no ambiente.
A doença pode ser transmitida para o homem, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.
O ciclo biológico da Giardia lamblia é alternado entre um cisto infectante e um trofozoíto ativamente móvel. A infecção ocorre principalmente por via fecal-oral, através da ingestão de água e/ou alimentos contaminados pelos cistos deste parasito (Figura 3).
Giardíase é a infecção causada pelo protozoário flagelado Giardia duodenalis (G. lamblia, G. intestinalis). A infecção pode ser assintomática ou provocar sintomas que variam de flatulência intermitente a má absorção crônica.
32 curiosidades que você vai gostar
A Giardíase, Giardiose ou lambliose é uma doença causada por protozoário. O nome científico do agente etiológico causador é Giardia lamblia. Sua principal característica é o acometimento do intestino delgado, causando intensa diarreia. Ainda que seja mais comum em crianças, ela pode afetar também os adultos.
O que é? É uma IST causada por causada por um protozoário, o Trichomonas vaginalis, encontrado com mais frequência na genitália feminina. A transmissão é sexual e o uso da camisinha masculina ou feminina é a melhor forma de prevenção.
Mecanismo de transmissão
A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos que contaminam os alimentos e a água. A contaminação pode ocorrer também pelo sexo anal.
No ciclo biológico da Entamoeba histolytica é monoxênico e apresenta quatro estágios evolutivos: trofozoíto, pré-cisto, cisto e metacisto. Enquanto o pré-cisto e metacisto são apenas fases intermediárias, os cistos e trofozoítos constituem fases bem definidas do parasito.
Como tirar a química do cabelo naturalmente?
O que é o sistema de plantio direto quais são as vantagens desse sistema?
Qual o primeiro stand que aparece em JoJo?
Quem pode atuar como amicus curiae e quais os seus poderes?
Onde posicionar as espumas Acusticas?
Como elogiar uma mãe solteira?
O que substitui a TV por assinatura?
Qual o valor da mão de obra para construir uma piscina?
Qual exame fazer para ver os rins?
Como salvar imagens em 300 DPI em powerpoint?
Onde fica o hotspot no celular?
O que é uma ansiedade neurótica?
Precisa de curso para ser manicure?
Quantos anos tinha a Daenerys tem na série?