O valor da aposentadoria especial através de enquadramento por eletricidade é equivalente a 100% do salário benefício, com base nos 80% contribuídos ao INSS, contando os maiores valores, com base nas 80 maiores contribuições vertidas para o INSS.
Na aposentadoria especial do eletricista, o agente nocivo que possibilita a solicitação desse benefício é a periculosidade. Para caracterização dessa periculosidade, é necessário que o profissional trabalhe exposto a uma tensão elétrica superior a 250 volts. Esse agente nocivo permite a aposentadoria com 25 anos de tempo especial.
Então o INSS, até 1997, é obrigado a considerar a eletricidade como agente nocivo e contar ela para a aposentadoria especial. Mas, depois disso, o cenário muda. Depois de 1997, a eletricidade saiu da lista dos agentes nocivos e o INSS usa isso para negar a atividade exposta à eletricidade depois deste ano.
A aposentadoria especial é um benefício destinado aos segurados que, durante a jornada laboral, estão expostos a agentes nocivos prejudiciais à saúde. Dessa forma, é possível se aposentar com 15, 20 e 25 anos de contribuição a depender do agente nocivo a que o trabalhador foi exposto.
É um mito que a Aposentadoria Especial é a melhor aposentadoria de todas. Mesmo tendo direito à Aposentadoria Especial, é preciso analisar se você não tem direito a outras aposentadorias mais benéficas e que não envolvam alguns pontos negativos da aposentadoria especial.
Com quantos anos pode fazer rinoplastia?
Qual é o tipo de câncer mais comum no Brasil?
Quanto tempo de gestação de um elefante?
Onde foram gravados os filmes de Harry Potter?
O que é mercado monetário como funciona?
Que países europeus estão entre os principais investidores no Brasil?
Tem línguas de origem semita na atualidade?
Qual é a característica da agricultura extensiva?
Quais os sintomas da glicose alta na gravidez?
Porque as cores frias tem esse nome?
Quanto tempo para fazer o teste do pezinho?
Como montar uma demonstração do resultado do exercício?