Reprodução. A reprodução externa dos cupins acontece com a revoada dos machos alados, que saem da colônia para encontrar ambientes favoráveis à criação de uma nova sociedade. Após a formação de um casal entre um macho alado e uma fêmea, os cupins pousam e perdem suas asas, sendo denominados dealados.
Os cupins são divididos em diferentes tipos de espécies e cada uma possui características de desenvolvimento diferentes. Esses insetos possuem ótima organização nas suas colônias e realizam o que chamamos de metamorfose incompleta. Logo, o ciclo de vida dos cupins se resume em: ovo, larva, ninfa e adulto.
Dos ovos nascem as ninfas, que são alimentadas por substância regurgitada pelos operários, estes estéreis e cegos, buscam material celulósico para alimentar toda a colônia. Alguns cuidam da rainha, ovos, soldados e ninfas. Os soldados no estágio final apresentam uma cabeça grande com fortes mandíbulas.
O mesmo ocorre com as fêmeas. Em suma, esses insetos são atraídos pela luz da Lua. No entanto, os cupins também são atraídos pela iluminação artificial. ... Em virtude desse ritual de acasalamento, os cupins gostam de se abrigar em buracos, frestas de paredes, árvores secas e mobiliário de madeira.
10 anos
- Quanto tempo vivem os cupins? O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.
O par formado entoca-se na madeira, iniciando sua própria colônia como rei e rainha. O ciclo de vida repete-se quando a nova rainha deposita seus ovos, que serão ninfas, soldados, operários e reprodutores.
Os cupins são insetos pertencentes à ordem Isoptera, que vivem organizados em uma sociedade onde cada animal tem uma função definida. São encontrados no interior do solo ou da madeira e se alimentam principalmente de celulose. Fazem parte da sociedade dos cupins: os operários, os soldados, os reis e as rainhas.
Cupins vivem em colônias, divididas em castas e com funções específicas e bem definidas entre eles, por esse motivo fazem parte dos insetos chamados sociais. Temos em uma colônia, os operários, os reprodutores (que são o rei e a rainha), os guardas ou soldados, e os destinados a fundar novas colônias (os cupins alados).
Esse tipo de cupim pode ser encontrado em todos os lugares, tanto em ambientes urbanos como rurais, em ambientes domésticos ou agrícolas, por isso vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, para que você possa entender um pouco mais sobre esse tipo de praga, e saber como lidar com eles caso encontre-os em sua propriedade.
Nesse período, necessitam estar em contato com a madeira ou o solo. Gallo et al. (2002) classificam os cupins quanto aos seus habitats em três famílias: Nessa família estão os cupins que atacam a madeira, formam pequenas colônias abrigadas em câmaras ou galerias. São os cupins que formam ninhos subterrâneos.
Além disso, é preciso saber qual é o tipo de cupim que está causando a infestação, o tamanho das colônias, da depredação causada bem como os locais que estão infestados. Por isso, é importante fazer a identificação correta da praga, uma vez que os cupins costumam ser confundidos também com formigas voadoras.
Como se chama a pessoa que tira fotos?
Como se calcula a intensidade de um vetor?
Como se chamava o barco que trouxe os peregrinos?
Como saber o tamanho do meu capacete?
Como avaliar a liquidez de uma ação?
Como se chamava a escrita pelos sumérios?
Como se mede a massa de um objeto?
Qual é o nome do filho de Deus?
Qual o comprimento de um braço?
Como tirar fatura do cartão Ibi?
Como medir a febre com termômetro digital?
Como oferecer iogurte natural para bebê?
Como preparar os alimentos no BLW?