tuberosa
O caule pode ser ereto e pode ou não apresentar ramificações. A mandioca apresenta raízes do tipo tuberosa, as quais têm formato cilíndrico ou cônico e cor marrom-claro, sendo o tecido interno branco ou amarelado.
Resumo: A mandioca é considerada a espécie cianogênica mais importante do Brasil, sendo classificada pela taxonomia popular em bravas e mansas dependendo do teor de ácido cianídrico encontrado nas raízes.
Mandioca
Reino: | Plantae |
---|---|
Classe: | Magnoliopsida |
Ordem: | Malpighiales |
Família: | Euphorbiaceae |
Género: | Manihot |
As descobertas mais recentes foram publicadas em setembro de 2016. São mais três na região da Serra do Tombador, também em Goiás: Manihot ebracteata, Manihot purpurea e Manihot tombadorensis. Todas são bastante diferentes da mandioca, mas que têm parentesco com a raiz alimentícia.
Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, mandioca-brava e mandioca-amarga, são termos brasileiros para designar o tubérculo da espécie Manihot Esculenta.
A mandioca de mesa (mansa), aipim ou macaxeira é um alimento de densidade energética média. Além disso, apresenta como nutriente predominante o carboidrato (amido), cujo índice glicêmico é baixo e possui carga glicêmica média (porção de 130g). Contém, em sua composição, fibra alimentar, vitaminas e sais minerais.
O aipim, também conhecido como mandioca e macaxeira, é uma planta da espécie Manihot esculenta pertencente à família Euphorbiaceae, da qual fazem parte mais de 7000 espécies.
aipim
Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.
As raízes tuberosas do aipim, que são as partes mais consumidas da planta, são consideradas uma importante fonte de hidratos de carbono (carboidratos), por conter em sua composição grandes quantidades de amido (polissacarídeos). ... Vale ressaltar que a Nigéria (país africano) é o maior produtor mundial de mandioca.
O componente mais importante da raiz da mandioca é a fécula (amido), cujo teor nas raízes frescas varia de 25 a 35%. Amido (propriamente dito) – Reservado para o de origem de sementes ou grãos como milho, trigo, arroz.
Vulgarmente, classificam-se as variedades de mandioca, em “bravas” (mandioca) ou “mansas” (aipim e macaxeira), conforme o teor de veneno que possuem.
Quais as propriedades nutricionais da mandioca? Não são apenas os carboidratos que fazem dessa raiz uma poderosa fonte nutricional para a sua dieta. Ela também é rica em potássio, mineral que ajuda a transformar os carboidratos em glicose e importante na síntese de proteínas (essencial para a reconstrução muscular).
A mandioca também é usada como forragem na alimentação animal, as folhas, ramas e restos de casca ou os desperdícios industriais do processamento da mandioca dão ótima ração.
Como surgiu a civilização asteca Brainly?
Quando os japoneses começaram a comer peixe cru?
Como tirar comprovante da Carteira de Trabalho Digital?
Como imprimir a carta de correção da nota fiscal eletrônica?
Qual é a Igreja de Regis Danese?
Como se escreve a palavra não esqueçam?
O que fazer quando a pessoa fala demais?
Qual é o substantivo de esposa?
Como trazer produtos dos EUA para vender no Brasil?
Qual o correto descansa em paz ou descanse em paz?