O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais.
O HPV precisa de 10 a 20 anos para conseguir provocar alterações celulares capazes de gerar um tumor maligno.
O teste de HPV ajuda na identificação do vírus e aponta quais mulheres apresentam maior risco para o desenvolvimento de câncer. 6- Não há tratamento contra o HPV, apenas para doenças causadas pelo vírus. 7- Pode levar anos até que a pessoa com HPV apresente sintomas ou até mesmo para que o vírus seja detectado.
Os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade. 3. Como o HPV se manifesta? Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas e é eliminado pelo organismo espontaneamente.
O vírus não é transmitido pelo ar. Os preservativos não protegem completamente contra o HPV, mas eles podem diminuir as chances de transmissão. [6] Identifique verrugas genitais. Alguns tipos de HPV podem causar verrugas genitais: caroços ou massas na região genital ou anal.