Sabe-se que o encapsulamento é mais frequente quando a paciente recebe uma prótese de silicone lisa. Dessa forma, o primeiro cuidado para evitar o encapsulamento é utilizar próteses de superfície texturizada ou de poliuretano e de boa qualidade. Nesses casos, a taxa de rejeição é inferior a 1% das cirurgias realizadas.
Segundo o estudo “Prevenção e Tratamento da Contratura Capsular”, publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, o uso de próteses texturizadas (ao invés de lisas) e administração de vitamina E5 no pós-cirúrgico também são pontos destacados para evitar o espessamento do encapsulamento da prótese mamária.
O encapsulamento de prótese de silicone acontece quando a membrana criada fica mais espessa. A cápsula começa a apertar a prótese e, com o passar do tempo, ele é cada vez mais comprimido. Até que o material do silicone não aguenta a pressão e se rompe.
A cirurgia é indicada nos casos de contratura grau 2 ou 3. O tratamento a ser proposto vai depender da avaliação de cada caso, mas a troca do implante de silicone e a retirada parcial ou total da cápsula quase sempre são indicados.
Essa cirurgia pode ser feita de três formas: com a remoção do tecido espesso, conhecida como capsulectomia; somente com incisões na cápsula para relaxar o tecido, procedimento conhecido como capsulotomia; ou trocando a localização da prótese, por exemplo, de subglandular para submuscular.
18 curiosidades que você vai gostar
Fique atenta aos sintomas
Os sintomas da contratura capsular começam a ser percebidos por conta de pequenos incômodos nos seios. Se a contratura se agravar, você vai perceber que sua mama está endurecida, podendo uma seio estar maior que o outro (assimetria), ou ainda, ondulamentos na região da próteses, e claro, dor.
A contratura capsular após uma mamoplastia de aumento, normalmente leva cerca de alguns meses para começar a se formar. O cirurgião geralmente planeja a loja (local onde as próteses são colocadas abaixo das mamas) de colocação do implante justa ao tamanho deste.
A contratura causa dor, desconforto e muitas vezes limita os movimentos, podendo ser na maioria dos casos facilmente sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e rígida.
Contratura capsular ocorre quando os implantes mamários, ou qualquer outro objeto exterior, são colocados no corpo e o corpo forma um revestimento em torno dele. Este revestimento, ou cápsula, é formado por seu próprio tecido vivo.
Quando o seroma não é tratado, o acúmulo de líquido que não é removido pode endurecer, formando um seroma encapsulado, deixando a cicatriz feia. Além disso, o tratamento também é importante porque o seroma pode infeccionar, formando um abcesso na cicatriz, com libertação de pus, que é tratado com antibióticos.
A contratura capsular é definida como uma cicatrização esférica secundária a alterações celulares e morfológicas da cápsula que envolve a prótese mamária, resultando em uma mama endurecida, distorcida e, em alguns casos, dolorosa.
Sobretudo, outro sintoma que marca a rejeição prótese silicone é a paciente sentir que a sua prótese está se contraindo dentro do seu próprio corpo.
...
Sintomas da rejeiçãoFormato diferente do seio (assimetria);Pequenos ondulamentos na superfície da prótese;Endurecimento da região;Fortes dores e mama inchada.
Geralmente, os principais sinais de rompimento da prótese são contratura capsular, nódulo ou massa na mama, alteração no formato e firmeza da mama e fisgadas na região. Essas são consideradas reações imunológicas e inflamatórias, porque o organismo teve contato com o gel do silicone.
Para saber se a prótese de silicone deslocou, a paciente deve observar se uma das mamas está desalinhada. É possível perceber que seu ponto mais alto não coincide com a aréola ou o centro da mama, criando um aspecto assimétrico.
Quando a paciente percebe que somente uma das próteses está mais alta, ela pode pensar que se trata de uma assimetria ou até erro médico — mas não é nada disso! Saber que essa possibilidade é totalmente normal, é muito importante para a paciente.
A maioria dos pacientes não apresentam qualquer sintoma ou sinal clínico quando o seu implante está rompido, sendo considerada uma ruptura “silenciosa”. Os pacientes sintomáticos podem apresentar contratura capsular, nódulo/massa na mama ou alteração no formato ou firmeza da mama.
O uso de zafirlucaste para o tratamento de contratura capsular em pacientes submetidas a mamoplastia de aumento, mastopexia com prótese e troca de prótese mamária foi eficaz segundo os resultados deste estudo.
Porém, nem sempre esse desconforto ou sensação que você sente nos seios significa que houve o deslocamento de silicone. Há a possibilidade da prótese estar solta, virada, dobrada… e para cada caso existe um tratamento diferente.
Junto às compressas, também é recomendada a aplicação de anti-inflamatórios tópicos e a realização de alongamentos de baixa intensidade na musculatura afetada, com base nas orientações médicas. As atividades físicas devem ser retomadas apenas 2 semanas após os sintomas desaparecerem.
Miosan, Dorflex ou Mioflex são alguns remédios que contêm relaxante muscular e que podem ser usados em situações de tensão e dor muscular e nos casos de contraturas musculares ou torcicolos.
Contratura muscular é quando um pequeno grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária (espasmo). Ao contrário do estiramento e da distensão, a contratura não gera lesão na fibra muscular.
O esperado, é em média 30 dias para as mamas desincharem e elas podem mudar de formato em até 6 meses após a cirurgia pelo processo de adaptação do organismo com a prótese. No entanto, para muitas mulheres esse processo é diferente. Afinal, a prótese precisará ocupar um espaço que até então não existia.
Depois de 15 dias você pode retomar a vida sexual, mas com algumas restrições. Por isso, a paciente precisa ficar de barriga para cima durante a relação, e o parceiro não pode pressionar ou manipular as mamas. Até que a cirurgia complete 2 meses, é importante que a paciente evite movimentos intensos.
Pode ocorrer a rejeição de silicone – Verdade
O organismo não rejeita a prótese como pode acontecer no transplante de órgãos, por exemplo. O que ocorre é um processo inflamatório em torno do silicone, que é chamado de contratura capsular.
A cápsula fibrosa da prótese silicone, na sua devida proporção, tem o objetivo de fixar o implante mamário, como se fosse o enraizamento dele no tecido. Esse processo leva em torno de 4 meses para ocorrer. E, na maioria das pacientes, ele acontece dentro do esperado e NÃO há rejeição da prótese.
Qual é a melhor tinta para azulejo?
Como começar um relatório descritivo?
O que fazer na Serra Gaúcha no inverno?
Qual o verdadeiro nome de André Luiz?
Quantos vulcões estão ativos atualmente?
Qual a importância de Durkheim para a sociologia?
Quais são os 5S de uma empresa?
Quais são os problemas do mundo não desenvolvido?
O que significa Outubro Rosa e quando surgiu?
Qual o objetivo dos jogos Pedagogicos?
Quais antibióticos causam queda de cabelo?
Quais são os sistemas de arquivos mais utilizados para o sistema operacional Windows?