Cedilha (Ç) é um sinal gráfico usado abaixo da letra C (Ç) quando essa consoante aparece antes das vogais A, O, U. A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i.
- Quando a letra C é acompanhada das letras E ou I, fica com o som de S. - A letra Q sempre é usada seguida da letra U. Objetivos: Refletir sobre a regra ortográfica que rege a notação do som do /k/ nas palavras.
A letra c tem o som de < k > quando está antes das vogais: a / o / u.
Viu que o som do "QU", quando é acompanhado de "I" e "E", fica "QUI" e "QUE". E o som do "C", quando acompanhado de "I" e "E", fica "CI" e "CE". Só que, quando o "C" vem acompanhado de "A", "O" ou "U", ele fica com o som mais parecido do "QU", ou seja, "CA", "CO", "CU". Sua vez!
A letra C, por exemplo, dependendo do ambiente fonológico pode ter dois sons distintos: se a letra C está diante das letras O, A e U, terá som de /k/, portanto a consoante é /Ka/ (estranho, né. Mas é assim mesmo).
26 curiosidades que você vai gostar
A cedilha é um sinal diacrítico que serve para mudar a sonoridade da letra C, indicando que ela passa a ter som de [S]. Como junto às vogais E e I, a letra C já possui naturalmente som de [S], o uso do cedilha é desnecessário.
A letra “c” será usada sempre com o som de “k” (oclusiva velar surda), quando formar sílaba com as vogais “a”, “o” e “u”: coitado, cauda, custo, acordo, etc. Antes de “i” e “e”, será empregado, como já o é, o dígrafo “qu”: aquilo, aquele.
Com C usamos A, O e U e com Q+U usamos E e I. A letra C com as vogais E e I formam sílabas com som de /S/. Se preciso, volte para as palavras escritas nas folhas, ou escreva novamente uma palavra para cada exemplo de regularidade/uso.
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
A consoante q só tem realização com a vogal u (qu). É assim que nos chega do latim. Em português, é usada para traduzir o som surdo de c que esta consoante não pode representar antes de e ou i. Assim, antes destas vogais, salvo raras excepções, o u não se lê.
Descubra algumas regras que podem te ajudar a não se confundir mais:O ç e os ss não existem em início de palavras.O c possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. ... Para assumir som de /s/ entre vogais, deve-se colocar os ss – senão a palavra fica com som de /z/.
A letra “C” diante das vogais “E” e “I” possui som de /s/. Veja também: Quais são todas as letras do alfabeto?
A dúvida na escrita da consoante ç ou do dígrafo ss ocorre porque ambos produzem o som /s/ quando estão entre duas vogais, no meio das palavras.
...
Quando usar Ç nas palavras?mulheraça;ricaço;dentuça;esvoaçar;esperança;crença;preguiça;enguiço.
O "c" com o som de /s/ só se usa antes das vogais "e" e "i, em palavras como, por exemplo, "cinzento", "doce", "bacia", "cesto". ... As palavras "ânsia" e "hortênsia" são exceções. Emprega-se "c" nos nomes terminados em -ice. Vejamos os seguintes exemplos: hélice, aldrabice, chinesice, doidice, lambarice.
A habilidade EF02LP07 consiste em: Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
A habilidade EF02LP20 consiste em: Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).
Oralidade Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.
cafajeste.cauteloso.cavalheiro.censo.compassivo.conciso.conservador.correto.
A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese: -oso: ansioso, presunçoso, pretensioso, prazeroso, majestoso. -osa: majestosa, glamourosa, ansiosa, presunçosa, pretensiosa.
Não. Nessas palavras a letra c representa sons diferentes. Em único , cânions e conhece (a primeira letra c dessa palavra), a letra c representa o fonema /k/. Em conhece (a segunda letra c dessa palavra), cidade e você , a letra c representa o fonema /s/.
O uso destas consoantes oferece muitas dúvidas, uma vez que representam graficamente o mesmo som /s/. Embora o uso de uma ou outra consoante dependa da raiz da palavra, existem algumas regras que podem ajudar: 1.
Com s (no início das palavras ou depois de consoantes): sábio, saco, sede, sério, seta, solitário, surdo, Sintra, ânsia, cansar, farsa, ganso, mansão, pretensão. Estes são os casos em que a letra c adquire um som de outra consoante (acumulando com o s esse valor fonético).
O que é bom para tirar nódoa de banana da roupa?
Como tratar hemangioma na pele?
Como jogar com a tela dividida?
Como escrever a palavra recepcionista?
O que significa a sigla professor Msc?
Qual é o correto demais junto ou separado?
Porque o nome do filme é bicho de sete cabeças?
O que é abreviação de palavras?
Como é que se escreve Nogueira?
Como são feitas as cores primárias?