O que é Tupã: Tupã (do tupi-guarani tu pã ou tu pana) é um nome de origem mitológica indígena, que significa na língua tupi "o trovão".
[Brasil] [ Mitologia ] Na mitologia tupi, o trovão, cultuado como divindade.
Nele, Tupã teria sido tomado por profunda amargura diante da maldade dos homens perante eles próprios e a Criação. Estava farto dos crimes tanto das Nações (os “índios”) quanto dos Caraíbas (“homens brancos”) e Abáunas (“homens negros”). Tupã então desapareceu entre as estrelas.
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.
Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.
27 curiosidades que você vai gostar
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Para os tupis-guaranis, a Lua (Jaxi, em guarani), principal regente da vida marinha, é considerada do sexo masculino, o irmão mais novo do Sol.
Mentuktire (Txukahamãe) - Dicionário Ilustrado Tupi GuaraniDicionário Ilustrado Tupi Guarani.
O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú. De acordo com a lenda, após Nhanderuvuçú criar as almas e as águas (Iara), criou Tupã, responsável por controlar o tempo, o clima e os ventos.
Os índios adoravam vários deuses, admitiam uma trindade superior composta por Guaraci (o sol), Jaci (a lua) e Perudá ou Rodá (deus do amor). O chefe religioso da aldeia era o pajé, que possuía poderes mágicos. Adoravam as forças da natureza (vento, chuva, relâmpago, trovão) e tinham medo dos maus espíritos.
O deus grego Hélios, filho dos titãs Hipérion e Téia, representava o sol. Normalmente era representado na forma de um jovem com a cabeça coroada com uma auréola de raios dourados, carregando um chicote e conduzindo, no céu, um carro de fogo.
Com a ajuda da deusa da Lua Jaci (ou em outras versões, Araci), Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Areguá, no Paraguai, e, deste local, criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento.
Primeiro, Tupã criou o céu e as estrelas, onde fez sua morada e abaixo criou as águas. Depois, Tupã desceu lá de cima, em grande redemoinho. Logo que Tupã tocou as águas, o sol surgiu no arco do céu.
Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia. O nome escolhido – TUPÃ, o Deus do Trovão ou Espírito Bom - evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios.
Na cabeça do Homem, Tupã desenhou os raios e trovões sagrados que são os de pensamentos. No corpo do Homem, Tupã colocou as águas das emoções e dos desejos que se movimentam para criar ou para destruir. Por fim, Tupã deu ao Homem o poder de escolher entre criar e destruir.
Sendo assim, o cacique resolveu dar a sua vida ao deus Tupã pela volta das chuvas, das caças, dos peixes nos rios, das sementes que germinariam da terra fértil. Dessa forma, o cacique deu sua vida pelo povo. Assim como havia ordenado, o chefe da tribo foi enterrado em um local tomado por uma planície quente e verde.
As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.
Deus em GuaraniTupã ñandejára. Dbnary: Wiktionary as Linguistic Linked Open Data.jára. Suya Pereira Castilhos.tupã Dbnary: Wiktionary as Linguistic Linked Open Data.Ñandejára. Dbnary: Wiktionary as Linguistic Linked Open Data.
O trovão eles chamavam de “Tupa-cinunga” e seu reflexo luminoso de “Tupãberaba” (relâmpago). Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol. Acreditavam também em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci).
Deusa das moradias e das lavouras, Ceuci é quem protege e acolhe os frutos da nossa terra. É muito comparada à Virgem Maria, da religião católica. Inimigo de Tupã, Anhangá é o protetor dos animais e dos caçadores. Embora tenha esse significado, é associado ao mal e a tudo o que vem das regiões infernais.
As revelações acontecem quando Deus Se comunica com Seus filhos. Esse tipo de orientação vem por vários meios, de acordo com as necessidades e a situação das pessoas, das famílias e da Igreja como um todo. Quando o Senhor revela Sua vontade à Igreja, Ele fala por intermédio de Seu profeta.
Significado de mangará: 1. Coração (tupi-guarani).
Caturama: Boa sorte.
No princípio ele destruiu tudo que existia e depois criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã gwea" significa alma antiga.