Mas é usado principalmente como conjunção adversativa, indicando uma ideia de oposição. Pode ser substituído por porém, todavia, contudo. Além de conjunção, mas também pode ser um substantivo comum ou um advérbio.
Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só).
6 mas, porém, todavia, contudo. Exemplo: Ontem ele não estudou, também hoje passou o dia estudando.
mas também» tem um valor apenas de adição, ou se podemos considerar que, embora estabelecendo relação entre dois termos de idêntica função, lhes acrecenta um valor também contrastivo. Obrigada. Não só... mas também, não só...
Também é um advérbio na língua portuguesa e pode ter diferentes significados, de acordo com o contexto em que for inserido. Normalmente, este advérbio é utilizado para expressar a ideia de comparação, equivalência ou similitude. Exemplo: “Tu não foste ao cinema comigo e eu também não irei ao teatro contigo”.
20 curiosidades que você vai gostar
A forma correta de escrita da palavra é também, com acento agudo na vogal e. A palavra tambem, sem acentuação gráfica, está errada. Também é, maioritariamente, um advérbio, indicando que alguma coisa é semelhante a outra ou que há adição e inclusão de uma coisa em outra.
A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.
Vírgula facultativa
A vírgula antes da conjunção mas é facultativa quando esta integra expressões correlativas de adição como: não só… mas também, não apenas… mas também e não somente… mas também.
É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
conjunção E, nem, não; liga termos e/ou orações de mesma função: assinou a confissão, também, se não assinasse, seria preso. Mas, porém; além de unir termos ou orações de mesma função, acrescenta uma informação oposta: ela não cantou na semana passada, também, nesta semana, cantou durante horas seguidas.
Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.
A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.
1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só...
Exemplos de frases com conjunções aditivas
Gosto muito dele, bem como gosto muito de você. Não só visitei a Torre Eiffel, como também visitei o Museu do Louvre.
Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivase.nem.bem como.não só (...) mas [também]não apenas (...) como [também]não somente (...) como [ainda]
2. Também não se usa a vírgula antes da conjunção “e” em enumerações ou em orações coordenadas com o mesmo sujeito. Por exemplo: Fui à feira comprar maçã, banana, laranja e caqui. / Maria Luísa saiu cedo de casa e só voltou à tarde.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textosUse vírgula nas enumerações. ... Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ... Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ... Use vírgula para separar o aposto. ... Para separar o vocativo.
Quando não usar a vírgula1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ... 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:
Devem ser acentuados os vocábulos oxítonos com duas ou mais sílabas terminados em -em, -ens. Exemplos: além, desdém, alguém, vintém, parabéns, também, ninguém, armazém, armazéns, tu conténs, tu provéns etc.
Regras de acentuação gráficaSílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o. Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. ... Ditongo nasal -em ou -ens. ... Ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.
As proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. Todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.
Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo.
De modo geral, mas é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo mais se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.
Como o arraial de Canudos foi vencido?
Qual a finalidade da Previdência Social de acordo com a Lei 8212 91?
Como funciona Correio Aéreo Nacional?
Como se inscrever para Canta Comigo Teen?
Quem pode ser atendido no CAPS infantil?
Como funciona o Check-in no Airbnb?
Como calcular o valor do carnê-leão?
Quanto custa uma injeção de colágeno?
Como funciona a memória fotográfica?
Como jogar CS GO sem ter que baixar?
Como operar swing trade Clear Pro?
O que precisa para fazer um carnê nas Casas Bahia?
Como usar o BB crediário construção?
Como funciona o cartão virtual do Santander?