O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.
As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.
Sangue venoso é o sangue pobre em oxigênio (carregado com dióxido de carbono), que circula pelas veias sistêmicas e pela árvore arterial pulmonar. O sangue que circula nas veias pulmonares é arterial — rico em oxigênio.
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.
Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.
25 curiosidades que você vai gostar
A jugular é uma das principais veias que se cortam ao degolar alguém; por essa razão, os clássicos latinos usavam o verbo jugulo, -are para referir-se ao ato de degolar, e jugulator, -oris significava degolador e, por extensão, matador, assassino.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.
Do ventrículo direito saem à artéria tronco pulmonar que após um pequeno trajeto se divide (bifurca) em artéria pulmonar direita e esquerda para os respectivos pulmões. Do ventrículo esquerdo saem à artéria aorta que assume um trajeto inicial para cima e depois para trás e para a esquerda formando o arco aórtico.
O sangue que chega ao átrio direito através da veia cava superior e veia cava inferior é forçado pela contração atrial a passar pela valva tricúspide enchendo o ventrículo direito, este bombeia o sangue através da válvula pulmonar para a artéria pulmonar, chegando aos pulmões.
Átrio direito ou aurícula direita é a cavidade do coração que recebe o sangue venoso (pobre em oxigênio), proveniente da veia cava inferior e veia cava superior. Deságua no ventrículo direito, de quem é separado pela valva tricúspide.
Circulação sistêmica e pulmonar
O sangue oxigenado ou sangue arterial é transportado para todo o corpo, onde ocorrem as trocas gasosas e, esse retorna ao coração rico em gás carbônico (sangue venoso).
Depois de ter banhado todos os tecidos, pela rede de capilares, levando oxigênio e coletando gás carbônico, o sangue venoso (rico em gás carbônico) retorna ao coração, pelas veias cavas, para o átrio direito.
Para que o processo de oxigenação aconteça, o sangue pobre em oxigênio, também denominado de venoso, deve ser levado até os pulmões para que ocorra a hematose.
O coração bate de maneira rítmica, alternando entre contração e relaxamento. A contração é chamada de sístole, e o relaxamento é denominado de diástole. A sístole garante que o sangue seja bombeado, e a diástole, que é a fase de relaxamento, garante que as cavidades do coração encham-se de sangue.
O sistema venoso, por outro lado, tem a função de transportar o sangue desoxigenado do corpo de volta para o coração e de lá para o pulmão.
As artérias são vasos com a função de transportar sangue rico em oxigênio e nutrientes para os tecidos e classificam-se em arteríolas, artérias de médio e grande calibre.
Na pequena circulação, o sangue venoso (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares. Uma vez oxigenado, pelo processo de hematose (trocas gasosas) o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares (com sangue rico em oxigênio).
Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, por intermédio da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação que se caracteriza pela seguinte dinâmica: coração-tecido-coração, entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.
A pequena circulação ou circulação pulmonar consiste no caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.
Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior.
O sangue arterial, através das veias pulmonares, chegam ao átrio esquerdo do coração. Daí, passa ao ventrículo esquerdo, de onde deixa o coração pela artéria aorta. O sangue venoso chega ao átrio direito do coração pelas veias cavas. Daí passa ao ventrículo direito e deixa o coração pelas artérias pulmonares.
Artérias. As artérias formam uma rede de vasos ramificados que transportam o sangue arterial do coração para o corpo. O sangue é bombeado do ventrículo esquerdo e distribuído pela artéria principal do corpo: a aorta. Dela partem ramos arteriais, que se ramificam cada vez mais para irrigar todos os tecidos.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.
Entre os principais sintomas das varizes estouradas estão: hemorragia, caracterizada por sangramento grande, que pode ser entendido como uma complicação das varizes; hematomas ao redor, que podem ser azuis, roxos ou vermelhos; dor na região.
A drenagem do sangue no membro superior se faz através de uma veia principal que chega ao coração, a veia cava superior, ou melhor, o retorno sanguíneo dos membros superiores para o coração (terminando na formação da veia cava superior) se dá por vias aferentes através de diversas veias.
Onde estão os cookies do Firefox?
O que são os princípios gerais do direito e dê exemplos?
Pode ter Covid e não ter febre?
Quantos anos tinha José Wilker quando morreu?
O que mais se produz em Santa Catarina?
Qual é o animal mais pesado do mundo?
O que é conclusos para decisão de admissibilidade?
Qual a diferença entre mutatio libelli e emendatio libelli?
O que a Bíblia fala sobre nascer de novo?
Quanto tempo demora para uva virar vinho?
Porque os ossos não se decompõe?
Como que se escreve por exemplo?
Quais são as duas fases do júri?