Aquilo que podemos chamar de “quinto elemento” da cultura Hip Hop atesta que nesta música há uma espécie de chamado à “consciência” ou um tipo de “conhecimento”, ou mesmo uma “mensagem”, capaz de produzir “aprendizado”, e transformar a vida daqueles que lhe têm ouvidos para ouvir.
A partir desta terça, começam os bate-papos sobre os cinco elementos do Hip Hop: breakdance, grafite, DJ, MC e conhecimento.
O Hip Hop é uma expressão social, artística e política. É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap.
A cultura hip hop foi iniciada nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.
O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). O rap, sigla derivada de "rhythm and poetry" (ritmo e poesia), é a música do Movimento e constitui o seu elemento de maior destaque.
28 curiosidades que você vai gostar
O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.
A dança hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos.
As categorias correspondem aos quatro elementos que compõem a cultura hip hop: o canto, a música, o desenho e a dança. A premiação é concedido pela Comissão Extraordinária Permanente dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da CMSP durante a Semana do Hip Hop, instituída pela Lei nº 13.924/2004.
Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo.
Hip Hop é uma cultura de rua, uma forma de arte e de atitude que conquistou o mundo. É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos.
O hip-hop ajudou a transformar violentas rivalidades entre gangues locais através de competições verbais e musicais entre os grupos de rap promovendo o movimento cultural através da música (SHUSTERMAN, 1998).
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC s, Rappin Hood.
Ele influenciou a cultura pop e a moda nos quatro cantos do mundo. Os artistas e adeptos do Hip Hop não somente expressavam-se através da música, dança e graffiti, eles adotaram um estilo, no qual suas roupas diziam muito sobre a cultura e sobre suas personalidades.
Muito além da dança e da música
A cultura hip hop não é composta apenas pelos b-boys e pelos rappers. O grafite e a vestimenta também são importantes manifestações dessa forma de expressão artística. Todos esses elementos contribuíram para que artistas de diferentes segmentos se comunicassem.
Resgatando os preceitos da Zulu Nation, o movimento impulsionou os estudos de muitos MCs de Nova York nesse período, propondo uma mudança nas letras, incentivando o afrocentrismo e fomentando um lema base do Hip Hop: “Peace, Unity, Love & Having Fun”.
Um dos grandes trunfos do hip-hop foi elevar a autoestima de jovens que não se viam retratados na mídia. Por meio da rima, da dança e das artes plásticas, eles conseguiram ter voz e integrar-se à sociedade.
“O movimento hip hop é considerado pelos jovens entrevistados a voz da periferia, uma cultura de rua, um estilo e uma filosofia de vida, um movimento de revolução atitude e protesto, marcado pela realidade e o desejo de mudanças” (LOURENÇO, 2002, p. 3).
Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo.
Fenômeno internacional e internacionalista, do hip-hop continua a crescer como música popular. Para alguns, em reação ao sistema capitalista, essa cultura hip-hop é um instrumento ligado às lutas sociais e políticas, às solidariedades, ou à reivindicação do direito à autodeterminação dos povos oprimidos.
Os três elementos - freestyle, batalhas e Saifers - são os componentes da dança hip hop. Com mais de trinta anos de existência, a dança hip hop tornou-se amplamente conhecida após os primeiros profissionais de breakdance e locking, e os grupos de popping.
O breakdancer, breaker, b-boy, ou b-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo. No inicio, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970.
A grande diferença entre o hip-hop americano e o brasileiro é que no dos EUA divulgam-se clipes que mostram negras dançando e revelando suas partes do corpo, o que o movimento hip-hop nacional critica, pois desvirtua os objetivos do movimento.
No início do movimento, a moda Hip Hop foi muito influenciada por grupos musicais como o Run DMC e Public Enemy, que mesclavam roupas coloridas com um visual “gangsta”, que remetia ao estilo das gangues das periferias nova-iorquinas.
O Hip Hop é expressão da cultura popular e como tal deve ser reconhecido, diz pesquisador. O hip hop é muito mais que música e dança. ... O pesquisador afirma que através de seus eventos, o movimento hip hop promove ações de inclusão social nas mais diversas áreas (educação, cultura, saúde, direitos humanos, etc).
O hip-hop chega ao Brasil
A viagem de sucesso do hip-hop pelo mundo desembarcou no Brasil no início da década de 80, na cidade de São Paulo, quando os jovens começaram a receber informações do movimento que estava acontecendo em Nova York.
Como colocar no currículo o cargo desejado?
Qual é a época da floração da pitaya?
Como saber se rompeu o ligamento do braço?
Como faço para saber se alguém tem antecedentes criminais?
Como incluir bagagem para despachar no decolar?
Como saber se o sinal do Wi-fi está bom?
Como formatar o celular e não perder os aplicativos?
É preciso declarar Seguro-desemprego no Imposto de Renda?
O que fazer quando o terçol não estoura?
Qual o número máximo de caracteres em uma célula do Excel?
Qual país apresenta atualmente as políticas de inclusão do autismo?
Como testar um transformador trifásico?
Como descobrir o ascendente de Sagitário?
Pode construir casa em área verde?
Como apagar um contato do WhatsApp que não quer sair?