Qual é o prazo para se alegar a suspeição?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(65 votos)


Qual é o prazo para se alegar a suspeição?

146. No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.”

Como fazer uma petição de impedimento?

"As partes podem alegar impedimento e suspeição do juiz por petição própria (art. 146, CPC). Podem fazê-lo ainda, a qualquer tempo, por requerimento nos autos, não estando a alegação de impedimento sujeita à preclusão. Se o impedimento é causa suficiente para ação rescisória (art.

O que é exceção de impedimento?

A exceção por impedimento ocorre quando a pessoa física que ocupa o cargo de magistrado, em virtude de fatos concretos diretamente relacionados com a demanda, se torna incompatível para julgar um determinado processo. ... Um exemplo seria um magistrado julgar uma ação em que uma das partes for a sua esposa.



O que ocorre se o juiz reconhecer o impedimento ou a suspeição alegada pela parte?

§1oSe reconhecer o impedimento ou a suspeição ao receber a petição, o juiz ordenará imediatamente a remessa dos autos a seu substituto legal, caso contrário, determinará a autuação em apartado da petição e, no prazo de 15 (quinze) dias, apresentará suas razões, acompanhadas de documentos e de rol de testemunhas, se ...

O que é uma arguição de suspeição?

Processo utilizado para afastar de causa um juiz, membro do Ministério Público ou servidor da Justiça sobre o qual haja uma desconfiança de parcialidade ou envolvimento com a causa.

Quando ocorre a suspeição do juiz?

Os casos que originam a suspeição do juiz estão no art. 135 CPC: Art. 135 - Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando: I - amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;



Qual a exceção de suspeição?

Rejeição da exceção, que resta afastada na medida em que contato em rede social por si só não demonstra a existência da relação interpessoal íntima alegada. (…) Rejeitada a exceção de suspeição.

Qual o prazo para alegação ou suspeição?

Art. 146. No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.”

Quais são as causas da suspeição?

No impedimento (art. 252 CPP), a relação conflituosa do juiz é diretamente com o feito, ao passo que na suspeição (art. 254 CPP) tal relação é com as partes. Em regra, as causas de suspeição são circunstâncias subjetivas relacionadas a fatos externos ao processo capazes de prejudicar a imparcialidade do magistrado.






Outras questões

Como desvincular a conta do Lords Mobile?

O que é uma árvore de problemas?

Como mudar textura de roupa Photoshop?

Qual a melhor forma de organizar os alunos em sala de aula?

Como colocar um link no Moodle?

Como mudar de 60Hz para 120Hz S20 fé?

Como fazer um chá de panela virtual?

Como mudar o Facebook do inglês para o português?

O que precisa para organizar um casamento simples?

Como alterar a moeda no Instagram?

Quais os Estados que têm horário diferente de Brasília?

Como inserir documentos no PowerPoint?

Como excluir uma conta da Netflix da TV?

Como organizar o almoço de Natal?

Porque não consigo recarregar diamante no Free Fire?

Como organizar um casamento simples e barato em 6 meses?

Como mudar de perfil na Amazon Prime?

Como organizar um chá de cofrinho?

O que é mudar hábitos?

Como organizar sua rotina na quarentena?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com