Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.
A razão por que Vénus tem um albedo tão alto (é tão brilhante) é que este planeta se encontra coberto por uma espessa e densa camada quase uniforme de nuvens, compostas predominantemente por ácido sulfúrico e dióxido de carbono, que reflectem a luz solar (Figura 1).
O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.
Vênus começa a se tornar visível na direção oeste, muito próximo ao horizonte, logo no início da noite. Seu grande brilho e sua cor branco-azulada são inconfundíveis. Marte também continua sendo visível no início da noite, na direção noroeste. Saturno poderá ser localizado na direção norte, por volta das 19-21h.
Quais planetas podem ser vistos da Terra a olho nu e como posso diferenciá-los de estrelas? São apenas cinco os planetas que podemos enxergar aqui, na Terra, sem o auxílio de equipamentos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
26 curiosidades que você vai gostar
A distância média da Terra a Vênus é de 0,28 AU, sendo esta a menor distância entre qualquer par de planetas. Como Vénus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol (sua maior elongação é de 47,8°).
Sírio, também chamada de Sirius, α Canis Majoris é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu, com uma magnitude aparente de −1,46.
Você provavelmente já ouviu falar da estrela Eta Carinae, que é a mais luminosa da Via Láctea (entre as estrelas conhecidas, claro). Ela brilha com intensidade de cinco milhões de sóis, e vem sendo muito observada por astrônomos em todo o mundo.
São elas Sirius, Arcturus, Vega, Capella, Rigel, Procyon, Betelgeuse, Altlair, Aldebaran, Spica, Pollux e Deneb, respectivamente, em ordem decrescente de magnitude aparente (intensidade de brilho vista da Terra).
“A superfície de Vênus, mesmo no lado noturno, é de cerca de 860 graus”, disse em nota o principal autor do estudo, Brian Wood, físico do Laboratório de Pesquisa Naval. “Está tão quente que a superfície rochosa de Vênus está visivelmente brilhante, como um pedaço de ferro retirado de uma forja”.
Um exemplo de astro iluminado (ou seja, que não produz a própria luz, mas reflete a luz recebida) é a Lua. Ela brilha no céu noturno, sendo o objeto mais brilhante que vemos a olho nu, mas esse brilho é apenas a superfície lunar refletindo a luz solar que está "batendo" em sua face voltada para a Terra.
São as estrelas como o Sol que produzem energia e dessa forma emitem luz. Outros corpos do Sistema Solar como os planetas, satélites, asteróides e cometas apenas refletem a luz do Sol. Claro que as galáxias, que são grandes conjuntos de estrelas, também emitem sua própria luz.
Vênus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.
Vênus está mais próximo da Terra do que Júpiter. Por isso, parece mais brilhante no céu noturno.
Vênus, por exemplo, é totalmente coberto por uma espessa atmosfera formada por nuvens. É por isso que tem um brilho branco. Ele ainda parece ser o mais brilhante dos planetas porque ele está perto da Terra.
Sirius: Sirius é uma estrela binária, a mais brilhante do céu, localizada a 8,6 anos-luz da Terra. Canopus: É a segunda estrela mais brilhante do céu, está a uma distância de 310 anos-luz da Terra. Aldebarã: É uma gigante vermelha, a mais brilhante da constelação de Touro, localizada a 65 anos-luz da Terra.
Apesar de brilhar com a intensidade de cinco milhões de sóis, a estrela conhecida mais luminosa da Via Láctea, Eta Carinae, localizada a 7,5 mil anos-luz do Sistema Solar, não é visível a olho nu da Terra.
Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.
1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.
Uma supergigante azul (BSG) é uma estrela quente e luminosa, frequentemente chamada de supergigante OB. Têm classe de luminosidade I e classe espectral B9 ou anterior. Supergigantes azuis são encontradas no canto superior esquerdo do Diagrama de Hertzsprung-Russell, acima e à direita da sequência principal.
Não é possível precisar exatamente a maior estrela que existe no universo, uma vez que conhecemos apenas uma pequena parte dele. Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.
Isso porque, quando observado da Terra, os planetas Mercúrio e Vênus só podem ser contemplados no amanhecer e no anoitecer.
Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno poderão ser vistos a olho nu, pela primeira vez em 10 anos e estarão alinhados entre o horizonte e a lua. Para esse momento raro, você pode usar o aplicativo SkyView Free, que utiliza a câmera do seu celular para identificar estrelas, planetas, constelações, sendo dia ou noite.
Marte é provavelmente o planeta mais fácil de se encontrar, e ele tem estado excepcionalmente visível nos últimos meses devido à sua aproximação máxima com a Terra, coisa que só acontece a cada 15 anos. Ele pode ser reconhecido com facilidade por causa de seu brilho avermelhado, e aparecerá logo após o pôr do Sol.
Como usar o indicador Zig-zag?
Qual a melhor maneira de iluminar um quarto?
Como é o funcionamento dos estômatos?
Como ocorre o processo de reabsorção óssea?
O que é o programa mais bolsas?
O que é um mandado de penhora e avaliação?
Como entender o que é inconsciente?
Como usar o melhorador de farinha de trigo?
Qual o objetivo do jogo Block puzzle?
Como funciona um medidor de energia analógico?
Tem como fazer morena iluminada com tinta?
Quantos anos tem o Shopping Taboão?
Como ir de Recife para a Chapada Diamantina?
Como será o clima na Caatinga como serão seus corpos d'água?