Introdução. Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.
O osso frontal é um dos ossos do crânio que envolvem o cérebro (neurocrânio), e consiste de três partes: a parte escamosa. a parte orbitária. a parte nasal.
A mandíbula é o único osso móvel do crânio.
A estrutura do crânio é dividida basicamente em duas partes: neurocrânio e o esqueleto da face (também chamado de viscerocrânio). O neurocrânio consiste na proteção que envolve o cérebro, as meninges, porções proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos.
Na cabeça:Ossos do crânio (8): frontal. parietal (2) temporal (2) occipital. esfenoide. etmoide.Ossos da face (14): zigomático ou malar (2) maxilar (2) nasal (2) mandíbula. palatino (2) lacrimal (2) vômer. concha nasal inferior (2)
28 curiosidades que você vai gostar
Nomes dos ossos da Cabeça
A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um. O maior osso do esqueleto humano é o fêmur. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média.
"É a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular", explica Thales Wilson Cardoso, cirurgião-dentista.
Os dois ossos parietais (direito e esquerdo), formam a maior parte do topo e dos lados do crânio. Têm quatro lados irregulares, com sua superfície externa convexa e a superfície interna côncava. Protegem o cérebro e é coberto pelo couro cabeludo.
Os ossos móveis são a mandíbula e os do ouvido (bigorna, martelo e estribo). A abóbada craniana envolve e protege o cérebro, fazendo parte também da cavidade do nariz e das órbitas. Como a craniossinostose é peculiar ao crânio, somente os ossos cranianos serão abordados.
O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.
O nosso crânio é composto por 29 ossos, com a função de abrigar e proteger o encéfalo. Dentre os ossos da face, o maior é a mandíbula, que é o único osso móvel presente na cabeça, e que nos permite o movimento de abrir e fechar a boca.
O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.
O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. Ele constitui uma grande porção da parte basilar do neurocrânio e abriga o cerebelo. É o único osso craniano que se articula com a coluna cervical.
Ossos da face: palatinos
Par de osso que fica localizado entre a maxila e o osso esfenóide. Ele tem formato de L e é dividido em placas horizontal e perpendicular. É responsável por formar a porção posterior do palato duro e o assoalho da cavidade nasal. Contribui também para formação do assoalho da órbita.
Este osso articula-se através dos dentes com a maxila, no viscerocrânio, quando a boca se encontra fechada. Ele também se articula com o neurocrânio através do osso temporal, formando a articulação temporomandibular (ATM).
A maxila é um osso irregular e pneumático, com forma piramidal, compondo parte do viscerocrânio. Faz comunicação com a cavidade nasal. A maxila que é dividida em maxila direita e esquerda, se junta e forma todo o maxilar superior.
Sintomas de fraturas do maxilar e da parte média da face
Uma mandíbula fraturada geralmente causa dor e inchaço do maxilar e a pessoa sente frequentemente que os dentes não se encaixam entre si de modo normal. Muitas vezes, não se consegue abrir muito a boca, pois pode deslocar-se para um lado quando se fecha ou abre.
O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.
Os cinco maiores ossos do corpo humano1 – Fémur.2 – Tíbia. ... 3 – Perónio. ... 4 – Úmero. ... 5 – Cúbito. Este nosso artigo sobre ossos começa então com o cúbito que se apresenta como um dos maiores ossos do corpo humano. ...
Os menores ossos do corpo humano: martelo, bigorna e estribo (da esquerda para direita).
Quando classificado por região, a cabeça é dividida em duas partes principais: o crânio e a mandíbula. Essas duas estruturas não são ligadas quando não há tendões ou músculos unindo-as.
A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face. “Entretanto, a contagem pode aumentar para 28 se considerarmos os três ossículos de cada orelha, que não ajudam a compor o crânio, mas estão contidos nele, no interior dos ossos temporais”, conclui Cardoso.
Os 206 ossos de um adulto estão distribuídos da seguinte forma:64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular), 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica),28 ossos no crânio,26 ossos na coluna,24 costelas,1 osso hioide e 1 esterno.
Qual a classificação da conjunção quando?
Onde reclamar de banco Digital?
Como é o processo de reprodução assistida?
Porque o Nordeste é bom para energia solar?
Quais são os tipos de vídeos mais vistos no YouTube?
Como fusível protege os aparelhos ligados a ele?
Quais são as partes do texto dissertativo?
Qual a quantidade de soro para fazer inalação?
Qual é o nome que significa filho de Deus?
Quais as características das espécies pioneiras?
Qual a diferença de brisa marítima e terrestre?
Onde é o túmulo de Isaac Newton?
O que é sinistro de automóvel?
Como é produzido o som da flauta?
Quais são as aplicações dos agregados na construção civil?
O que vem depois do bacharelado?