De acordo com a teoria de Sócrates, o objeto de estudo da Filosofia seria as questões resultadas da atividade humana no mundo, como a política, o conhecimento e a justiça. Conforme os helênicos, era uma doutrina que deveria buscar a felicidade e o bem viver.
Os objetos da Filosofia são vários: "a vida moral" (Ética), "o conhecimento" (Epistemologia), "a arte" (Estética), "a essência" (Ontologia ou Metafísica), "a linguagem" (Filosofia Analítica).
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos. A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação.
A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual.
26 curiosidades que você vai gostar
Uma forma de responder essa questão é através de uma visão geral das suas principais áreas da filosofia – metafísica, epistemologia, ética, estética, filosofia política, lógica – e dos vários problemas abordados em cada uma delas. Conhecer isso permite ter uma noção global do que essa disciplina trabalha.
Quais são as áreas da filosofia?Epistemologia. A primeira das áreas da filosofia é a epistemologia, que foca na compreensão do que é o conhecimento, como ele se dá e é transmitido. ... Ética. A ética é, certamente, o campo mais conhecido da filosofia. ... Política. ... Filosofia da história. ... Estética. ... Metafísica. ... Lógica.
Atualmente, uma Licenciatura em Filosofia pode levar a algumas carreiras de muito sucesso.
...
5 áreas para quem pretende trabalhar com FilosofiaDocência. ... Pesquisa e carreira acadêmica. ... Colunista e crítico em veículos de comunicação. ... Setor público e ONGs. ... Mercado editorial.
Didaticamente, a filosofia divide-se em: Epistemologia ou teoria do conhecimento: e o estudo do conhecimento em si. Filosofia da ciência: estuda o que é a ciência, como essa diferencia de outras formas de conhecimento, o método científico, entre outros temas. Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.
1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.
As áreas de atuação podem ser divididas em três: humanas, exatas e biológicas. A primeira busca compreender a sociedade e as pessoas; a segunda é caracterizada por resolver problemas com base em raciocínio quantitativo, lógica e matemática; o propósito da terceira é descrever os seres vivos e o meio ambiente.
Quais as áreas de atuação em Sociologia?Docência no Ensino Médio. ... Docência no Ensino Superior. ... Pesquisas. ... Consultoria e Assessoria de Sociologia. ... Grade curricular. ... Tempo de curso. ... Possibilidade de graduar-se online. ... Comentários.
O que é área de atuação? A área de atuação profissional é, basicamente, o segmento em que você deseja construir sua carreira, de forma mais afunilada e especializada.
Dentre as muitas vertentes do pensamento e da pesquisa filosófica, podemos destacar 10 áreas essenciais de estudo.Política. ... Gnosiologia (teoria do conhecimento) ... Filosofia da linguagem. ... Estética. ... Lógica. ... Espistemologia (filosofia da ciência) ... Filosofia da história. ... Filosofia da mente.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético.
Frase curta FilosofiaHá mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia. ... Se queres a verdadeira liberdade, deves fazer-te servo da filosofia. ... A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte. ... A superstição põe o mundo em chamas, a filosofia apaga-as.
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.
(UEL) Ainda sobre o mesmo tema, é correto afirmar que a filosofia: Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos. Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.