As primeiras fezes do recém-nascido chamam-se mecônio. Costumam ser bem escuras, viscosas e sem cheiro e são formadas pelo acúmulo de líquidos que o bebê engole ainda na barriga da mãe. É esperado que a criança elimine o mecônio de três a cinco dias após o parto. Como é o cocô do bebê que só ingere leite materno?
Mecônio: as primeiras fezes do recém-nascido O recém-nascido deve liberar as primeiras fezes até 72 horas de vidas. Esse momento o bebê ainda está na maternidade com sua mãe. Essas primeiras fezes chamam-se mecônio. O mecônio é de cor verde escuro quase preto, espessa, parece uma graxa.
“O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio”, diz o médico. Com o passar do tempo, o bebê entra em um período de transição. Cerca de três dias após o nascimento, as fezes passam a ter um tom marrom bastante escuro, ficando assim até o sexto dia de vida.
Após a liberação do mecônio, ainda na primeira semana de vida da criança, o cocô ganha uma tonalidade amarelada e de consistência praticamente aquosa, principalmente daqueles alimentados exclusivamente de leite materno. Nessa fase, é comum que o bebê evacue após cada mamada.
A presença de muco ou catarro nas fezes também não costuma ser um bom sinal. Ele pode indicar inflamação do intestino. Síndrome do intestino irritável, colites podem apresentar essa característica das fezes. Em crianças maiores, que já evacuam no vaso, prestar atenção em fezes que boiam.
É considerado normal uma frequência de pelo menos uma evacuação a cada 3 dias em bebês com 2 meses de vida, pois em torno de 6 semanas de vida, 98,3% dos lactentes terão evacuações pelo menos uma vez a cada 3 dias.
O mecônio leva, em média, até 48 horas após o nascimento para ser expelido e, como não tem cheiro, é preciso ficar de olho para não atrasar a troca de fraldas.
A cor das fezes pode ser marrom, amarela ou inclusive verde. É provável que nos primeiros dias a cor seja negra por causa de uma substância produzida no intestino do bebê quando ainda está no intestino. O cheiro é uma característica que varia, e é normal que cheire mal.
Sangue nas fezes do bebê é uma visão assustadora de ver. Mas lembre-se que fezes vermelhas podem ser causadas por algo que ele (a) comeu como tomates ou beterrabas. Se a dieta do bebê é apenas leite materno ou ele não comeu comidas vermelhas ultimamente, você precisa ligar definitivamente para o médico de seu bebê.
Se as fezes do bebê estiver seca e dura (um sinal de constipação) e contiver listras vermelhas, é provavelmente por conta de pequenos rasgos na pele criados pelo esforço do bebê para defecar.
Pelas fórmulas serem mais densas e menos absorvidas que o leite materno, um bebê alimentado por fórmula tem suas fezes variadas em 1-4 vezes ao dia. Mantenha e mente que a frequência não é um sinal de constipação, a textura sim. E o cheiro das fezes do recém-nascido…
O que vai acontecer com WhatsApp em 2021?
Porque Riverdale saiu da Netflix?
São três características fundamentais da gestão?
Como ocorre o escurecimento da maçã?
Quanto ganha um Recém-formado da ESA?
Qual a diferença entre as lâmpadas fluorescentes e incandescentes e LED?
Quanto ganha um Sargento da EsPCEx?
Quanto custa para ter uma estrela?
Quais praias mais cristalinas do Brasil?
Quais as possíveis consequências de não planejar?
Onde podemos encontrar o mercúrio na natureza?
Pode lavar queimadura com água e sabão?
O que deve conter em um relatório de visita técnica?
Qual o papel do endométrio e qual a sua relação com a Mesntruação?
Como utilizar a informática na educação?
Como consultar data de pagamento de precatório?