poraquê
G1: “O poraquê é um peixe-elétrico que vive na América do Sul e pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Há cerca de 250 tipos de peixes-elétricos, que produzem descargas fracas, usadas para navegação e comunicação. O poraquê é o único que produz descargas elétricas fortes, usadas para caça e defesa.
Peixe-elétrico é o nome genérico que se dá a diversas espécies de peixes que dão choque — ou seja, emitem descargas elétricas. O peixe-elétrico possui uma camada de células, localizadas perto da cauda, que produzem energia elétrica. Ele usa a eletricidade para atordoar ou paralisar suas presas antes de comê-las.
Os peixes-elétricos produzem energia como uma pilha, ou seja, por separação de cargas iônicas. A descarga é produzida por células especializadas chamadas eletrócitos.
poraquê
O poraquê é um peixe-elétrico que vive na América do Sul e pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Há cerca de 250 tipos de peixes-elétricos, que produzem descargas fracas, usadas para navegação e comunicação. O poraquê é o único que produz descargas elétricas fortes, usadas para caça e defesa.
650 volts
Pesquisadores descobriram recentemente duas novas espécies do peixe-elétrico poraquê na Amazônia. Uma delas é capaz de liberar uma descarga de até 860 volts, a maior voltagem já registrada em um animal. Até então, o recorde era de 650 volts.
O poraquê possui células modificadas capazes de gerar eletricidade, os eletrócitos. Quando ameaçado, produz uma descarga elétrica que pode chegar a 500 volts, o suficiente para matar um homem adulto. O choque é terrível: os músculos se contraem de forma tão intensa que é impossível controlar os movimentos.
Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito. Por que ocorre o choque?
Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração. mA – convulsões e parada respiratória;
Esse peixe pode crescer até 1,2 metros de comprimento e 20 kg. Esse peixe vive no rio Nilo e os antigos egípcios conheciam o peixe gato elétrico que são representados em algumas imagens antigas. De cerca de 12 espécies conhecidas, a maioria não são mais que 30 cm de comprimento.
"Choques Elétricos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/choques-eletricos.htm. Acesso em 03 de fevereiro de 2021. Correntes elétricas superiores a 0,1 A são capazes de provocar paradas cardíacas, causar queimaduras e, até mesmo, levar a vítima a óbito.
Como saber se você é uma pessoa introvertida?
Como mudar o Spotify Premium para duo?
Qual é o lucro de uma floricultura?
Como funcionam os fotorreceptores?
Como instalar suporte de TV Leroy?
Como é a viagem de trem de Paris para Londres?
O que preciso para montar uma fábrica de sabonete?
Qual a relação dos movimentos sociais com a luta de classe?
Como montar um espaço para vender roupas?
Como montar uma loja de produtos de estética automotiva?
Como comprar motos para revenda?
Quantas peças de roupas preciso para abrir uma loja?
Qual o lucro na revenda de cimento?
O que colocar na cesta de café da manhã para o Dia das Mães?
Como fazer uma cozinha minimalista?
Como montar uma loja de variedades com pouco dinheiro?