Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população.
A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. Nas estações de tratamento, a água é purificada. Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade.
Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.
ETA - Estação de Tratamento de Água
Este tipo de estação, capta água de poços artesianos, rios, lagos e quaisquer outras fontes naturais, superficiais ou subterrâneas. O “nível” de purificação das águas em uma ETA varia de acordo com a necessidade de seu uso e sua finalidade em cada indústria/empresa.
O Que é Uma Estação de Tratamento de Água (ETA)?
É uma poderosa unidade de tratamento e purificação da água proveniente de diferentes fontes de abastecimento: poços artesianos, rios, lagos, açudes, represas e água de chuva. A missão central de uma ETA é garantir o fornecimento de água potável para cidades e empresas.
34 curiosidades que você vai gostar
Entenda as 08 etapas do tratamento de água1° Etapa – Captação.2º Etapa – Adução.3° Etapa – Coagulação.4° Etapa – Floculação.5° Etapa – Decantação.6° etapa – Filtragem.7° Etapa – Desinfecção.8° Etapa – Reservação.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
A primeira etapa do tratamento é o gradeamento, que se utiliza de grades para deter impurezas maiores como vegetais sobrenadantes, depois disso a água segue para uma etapa de floculação quando através de agentes químicos (coagulantes), como o cal ou o sulfato de alumínio,sais de ferro III ou policloreto de alumínio(PAC ...
A Água Potável é toda água própria para o consumo. A água é um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde.
As fontes de água potável mais comuns são nascentes de rios, lagos e represas de abastecimento de água, sistemas de cisternas e poços ou ainda a extração de água subterrânea de aquíferos. Em muitos locais também é feita a captação de água da chuva para consumo ou uso doméstico.
O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de ...
A primeira é levando a água in natura para a Estação de Tratamento de Água (ETA), e a segunda levando água já tratada para um sistema de distribuição. ... A água prossegue passando pelo processo de coagulação, onde a água recebe sulfato de alumínio, e em seguida para a Floculação, no qual a sujeira da água é agrupada.
Existem dois tipos de tratamento relacionados a água:Tratamento de Água (ETA): serve para filtrar as impurezas encontradas nas fontes de água doce.Tratamento de Esgoto (ETE): serve para limpar toda a água despejada através da rede de esgoto no qual ela é reintroduzida nos rios diminuindo seu impacto ecológico.
Mananciais, a origem da água
Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.
Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo Coagulação. ... Floculação. ... Clarificação. ... Filtração. ... Desinfecção. ... Fluoretação.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ... Decantação. ... Filtração. ... Desinfecção. ... Fluoretação.
As Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) são extremamente importantes para solucionar o problema de poluição das águas. Tomando os devidos cuidados básicos na implementação das estações, só haverá benefícios para a população e o meio ambiente.
Floculador de Paletas Verticais
Equipamento utilizado para a agitação e mistura para a formação e agregação de flocos. Tem aplicação em indústrias, laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes entre outras.
Floculação – Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas. Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. ... Fluoretação – O flúor também é adicionado à agua.
Decantação – Esse estágio consiste no momento em que os flocos, formados na etapa anterior, depositam-se ao fundo do tanque.
Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas1 – Gradeamento.2 – Caixas de areia ou desarenador.3 – Reator Anaeróbio.4 – Filtro Biológico Aerado.5 – Decantação.6 – Desinfecção.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) é um equipamento que tem como principal objetivo garantir os padrões de potabilidade ao consumo humano. A água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de micro-organismos patogênicos. Para ela se manter nessas condições, devemos evitar sua contaminação por resíduos.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
A dessalinização da água pode ser realizada por meio de dois métodos convencionais: a destilação térmica ou a osmose reversa.Destilação térmica.Osmose térmica.Ainda há desafios.Riscos ao meio ambiente.
O que é o sistema nervoso artigo?
Faz mal consumir sal sem iodo?
Como deve ser polarizar um transistor?
Quais os tipos de alimentos consumidos na Pré-história até cerca de 4.000 AC?
Como é feita a cirurgia de frenectomia lingual em bebê?
O que faz queimar as folhas de uma planta?
Como instalar GPS no celular para rastrear?
Qual seria o melhor horário para tomar a vitamina D?
Quanto ganha um Soldado da PM do Estado de São Paulo?
Como funciona a previdência na Dinamarca?
Como saber se o peixe não está bom?
Qual o tamanho de uma pia inox?
Quanto tempo o brasileiro passa na internet?
O que um seguro automotivo cobre?
Qual cor de cabelo chama mais atenção?