Na Mitologia nórdica, Sól, ou Sigel (em inglês arcaico), era a deusa do Sol, uma filha de Mundilfari e Glaur. Era esposa de Glen e irmã do deus da Lua, Máni. Tinha dois cavalos Arvak e Alsvid que puxavam a sua carruagem Alfrodul, constantemente perseguida pelo lobo Skoll, filho de Fenrir.
A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).
Hélio é filho do titã Hiperião com a titânida Teia, e irmão da deusa Éos, personificação do alvorecer, e da deusa Selena, personificação da lua. O equivalente de Hélio na mitologia romana é o deus Sol, mais especificamente o Sol Invicto.
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê.
Tétis, deusa do mar, esposa de Oceano, não deve ser confundida com Tétis, filha de Nereu e mãe de Aquiles.
34 curiosidades que você vai gostar
Deusa do marAfrodite (grego) – Ela é frequentemente associada ao oceano quando nasceu da espuma do mar.Amphitrite (grego) – deusa do oceano e consorte do deus Poseidon. ... Brizo (grego) – Marinheiros fizeram oferendas a ela para garantir uma passagem segura.
Segundo a mitologia grega, ao lado de Zeus (deus do céu) e Hades (deus do submundo) está Poseidon, que é o responsável pelos mares e oceanos.
Atena - Deusa Atena da Mitologia Grega - InfoEscola.
Deméter. Está associada à agricultura e fertilidade da terra, mas também à fertilidade humana e à renovação da vida. Foi, ainda, quem criou os princípios da vida civilizada.
Filho de Zeus, o deus supremo da mitologia grega, Apolo é o deus do Sol, e por isso também é o deus do calor e da claridade. ... Como deus do Sol, atribuía-se a ele a germinação da terra e a proteção das atividades agrícolas. Na Antiguidade, em algumas regiões da Grécia, as primeiras colheitas eram consagradas a ele.
Apolo, deus do Sol
Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.
Nos mitos gregos, Hélio e Apolo são ambos considerados deuses solares, sendo Hélio quem deu origem ao termo heliolatria e o equivalente grego do deus romano Sol Invicto, do qual as línguas latinas herdaram a palavra para denotar o astro até hoje.
Porém, apesar da solidão, Selene acabou se apaixonado pelo mortal Endymion, um pasto de ovelhas que a fez se apaixonar profundamente. Contudo, Zeus se enfureceu com o desequilíbrio do cosmos, causado pelo fato de que a deusa Selene estava saindo de seu curso diário para encontrar o mortal no topo de uma colina.
A lista é longa. A começar pelos gregos que, não contentes com uma única deusa lunar, criaram três: Ártemis, para o Quarto Crescente, Selene, para a Lua Cheia, e Hécate, para as luas No-va e Minguante. Os romanos foram mais modestos: chamavam a Lua de Diana, protetora da caça e da noite.
Iá (em egípcio: Iah) ou Aá (Aah) era o deus da lua na mitologia egípcia. As primeiras presenças do nome "Iá" referem-se à lua enquanto satélite do planeta terra. Mais tarde, a palavra passaria a designar uma divindade.
É o caso de Gaia, deusa-mãe dos gregos, e de Ísis, criadora da natureza na mitologia egípcia.
Dentro dela, navegava Afrodite, que os gregos chamavam de “a Dourada”, por conta de seus cabelos louros e cacheados – entre os romanos, conhecida como Vênus. Foi a mais bela de todas as deusas da mitologia (entre as mortais, a mais linda foi Helena, filha de Zeus e Leda).
Afrodite, na mitologia grega, era a deusa da beleza e do amor. A ela os gregos iam pedir a sorte no amor, os segredos do fascínio e a conservação da juventude. Na mitologia romana era chamada de Vênus.
Uma Força da Natureza entre os Romanos, a deusa que desencadeava a floração das árvores na primavera. Era assim a divindade da primavera como ciclo vegetativo de renovação, de tudo o que floresce, dos cereais, das flores, dos jardins e das árvores. Por outras palavras, era a deusa da fecundidade da natureza.
Na mitologia grega, Tânatos tem uma família muito especial. É filho da Noite. E irmão gêmeo de Hipnos, o deus do sono.
Deus e senhor dos ventos, a sua lenda é essencialmente de raiz e desenvolvimento grego, ainda que tenha sido assimilado pelos Romanos, que, no entanto, pouco ou nada alteraram à sua história e atributos divinos. Entre os Romanos, Éolo era filho de Júpiter e de uma ninfa chamada Melanipe.
Poseidon, também conhecido como Netuno para os romanos, era o grande rei dos mares, um homem muito forte, com barbas e sempre representado com seu tridente na mão e as vezes com um golfinho. Era filho de Cronos, deus do tempo, e da deusa da fertilidade Réia.
Também conhecido como Susanoo é o deus shinto do Mar e das Tempestades. Ele é irmão de Amaterasu, deusa do sol. Amaterasu zangou-se de tal maneira, que se escondeu dentro de uma caverna, fazendo o mundo mergulhar na escuridão, pois ela era a deusa do sol. ...
Quanto tempo devo deixar a linhaça de molho?
Como é o nome do relógio medidor de energia elétrica?
Qual é a aproximação da raiz quadrada de 72?
Com quantos anos elvis presley morreu?
O que é Educação das Relações Étnicos-raciais?
Com quantos meses o bebe se encaixa?
Quanto ganha um investigador criminal em portugal?
O que é ação de cobrança novo CPC?
Quais idiomas tem origem no latim?
Como escrever artigos para blog?