– O nome de uma espécie é sempre binomial (tem dois nomes) e, como está em latim, deve ser escrito destacado no texto – em itálico ou sublinhado. Por exemplo: Homo sapiens (ser humano), Panthera onca (onça pitada) ou Felis catus (gato doméstico).
O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
Exemplos de nomes científicos de animais e plantas:Aptenodytes forsteri.Panthera onca.Ramphastus tucanus.Bambusa vulgaris.Theobroma cacao.Capsicum annuum.
- A primeira letra do nome científico deve ser apresentada em maiúsculo e a primeira letra do epíteto específico, em minúsculo; - A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o Gênero pode se apresentar abreviado. Ex: Cachorro - Canis familiaris - C. familiaris.
O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie.
42 curiosidades que você vai gostar
A primeira palavra do nome científico indica o gênero e a segunda o termo específico. Note que a segunda palavra é escrita com letra minúscula (quando a segunda palavra homenageia alguém, ela pode ser escrita em letra maiúscula). – Algumas vezes pode haver um terceiro nome, que indica uma subespécie.
- A primeira letra da primeira palavra do nome científico deve estar em maiúsculo. As demais, em minúsculo, assim como o epíteto específico; - O nome científico deve ser escrito em itálico.
Em textos taxonômicos, o nome científico deve ser seguido do nome de seu autor por extenso e de sua data de publicação (autor e data sem destaque) na primeira vez em que é mencionado no texto. Em textos não especificamente taxonômicos, a exigência de citação do autor varia de acordo com a publicação considerada.
As plantas e os animais são conhecidos por seu nome científico, botânico ou técnico utilizado em trabalhos científicos e por estudiosos ou técnicos. Esta designação é universal. Já o nome comum, vulgar ou popular é aquele que, por tradição, as pessoas utilizam - variando de acordo com a cultura local.