"Julho costuma ser o mês mais quente do ano, mas o de 2021 foi o mês mais quente já registrado", disse o administrador da NOAA, Rick Spinrad.
“Julho é tipicamente o mês mais quente do ano em todo o mundo, mas julho de 2021 foi, não só o mês de julho mais quente do mundo, mas também o mês, em geral, com a temperatura mais alta já registrada”, detalhou.
Meses mais quentes do ano
Se olharmos para os gráficos acima, veremos que os meses de verão são bastante quentes, mas como explicado acima a partir de setembro nós já temos uma insolação muito forte e com isso o mês de outubro acaba ganhando o destaque de maior número de registros de temperaturas acima de 30°.
Julho foi o mês mais quente da história, afirmam cientistas. Temperatura combinada do oceano e da superfície terrestre foi 0,93 °C maior do que a média do século 20, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. Recorde leva em conta dados oficiais desde 1880.
“Julho é tipicamente o mês mais quente do ano no mundo, mas julho de 2021 se superou como o julho e o mês mais quente já registrado. Esse novo recorde contribui para o caminho perturbador e disruptivo que as mudanças climáticas estabeleceram para o globo.”
31 curiosidades que você vai gostar
Nesta segunda, a máxima chegou a 35,7ºC às 15h. O recorde de 2021 era de 34,1°C, que foi atingido nos dias 30 de janeiro, 8 e 13 de setembro.
O volume é o maior já contabilizado desde 2009 para o mês de acordo com o instituto. Naquele ano, as chuvas foram de 344,3mm na capital durante o mês de outubro. Além do maior volume nos últimos 12 anos, o outubro de 2021 entrou também como o sétimo mais chuvoso da história de acordo com os registros do Inmet.
O mês de novembro de 2020 foi o mais quente da história no mundo, ficando 0,8° Celsius acima da média para o período entre 1981 e 2010, informou nesta segunda-feira (07) o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas, que é mantido pela União Europeia.
Gráfico de temperatura Nordeste
Agosto é o mês mais quente do ano com uma temperatura média de 22.1 °C. Com uma temperatura média de 13.8 °C, Fevereiro é o mês com a mais baixa temperatura ao longo do ano.
Meses mais quentes: janeiro e fevereiro; Meses mais frios: junho e julho; Meses mais secos: julho e agosto; Meses com mais chuva em Curitiba: de outubro a março.
Inverno. O inverno começa em 20 ou 21 de junho e acaba em 22 ou 23 de setembro. Esta estação, que vem depois do outono e antes da primavera, é a mais fria do ano, além de que os períodos de sol mais curtos e as noites mais longas. Saiba mais sobre o Início do Inverno (Solstício de Inverno).
No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março. Nos Hemisférios Norte e Sul, o verão tem início nos meses de junho e de dezembro, respectivamente.
Janeiro e fevereiro (verão) são os meses mais quentes e chuvosos. Já os meses de junho e julho [...] ... Normalmente, estes meses não são chuvosos, mas a média a longo [...]
Segundo levantamento da Somar Meteorologia, o mês de julho mais frio em Passos foi registrado no ano 2000, quando a média das temperaturas mínimas chegou a -1,9 grau. Agora, em 2021, foi a segunda vez em que a média ficou em temperatura negativa, desde 2000.
No início da primavera, os dias terão aproximadamente a mesma duração das noites, e no Hemisfério Sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o dia com maior presença do Sol no ano, que ocorre no início do verão, que em 2021 será em 21 de dezembro às 12h59 (horário de Brasília).
Inverno é a mais fria entre as quatro estações do ano. Essa estação é caracterizada pela queda das temperaturas e pela ocorrência de noites mais longas e dias mais curtos.
A estação fresca permanece por 2,9 meses, de 13 de maio a 11 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 23 °C. O mês mais frio do ano em São Paulo é julho, com a máxima de 13 °C e mínima de 22 °C, em média.
Outubro é o mês mais quente do ano, e calor na primavera supera o verão. O verão é a época do ano em que o calor excessivo é mais comum no país, porém, em Mato Grosso do Sul, a primavera é a estação em que os termômetros registram as mais altas temperaturas, de acordo com o meteorologista Natálio Abrão.
O ano de 2020 foi marcado por diversos incêndios florestais tanto na Austrália, quanto na Amazônia, Pantanal e também na Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo o NOAA, os meses de janeiro, maio e setembro foram os mais quentes do ano passado.
37,1ºC - 30/09/2020.
O mês de novembro marca o início da estação chuvosa de grande parte do Brasil, com a formação da famosa Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O mês de outubro de 2021 foi marcado por uma bela virada das condições atmosféricas que estavam sendo observadas nos últimos meses.
“As chuvas são serão homogêneas, mas poderá existir pancadas de chuvas. O maior ganho das chuvas nesse período será segurar as ondas de calor e umedecer o solo”, diz Patrícia Madeira. Dezembro deve ser o mês mais crítico do trimestre, registrando volume de chuvas abaixo da média histórica para o período.
Pela medição do INMET na estação automática da Marambaia, choveu 135mm em outubro de 2021, sendo o maior volume de chuva para um mês de outubro desde os 148,2mm em 2011.
Com a falta de nebulosidade, de chuva e de ventos frios de origem polar, o ar esquentou muito sobre a Região Sudeste, permitindo a ocorrência de temperaturas excepcionalmente altas. As capitais São Paulo, Rio De Janeiro e Vitória registraram novos recordes de calor para 2021 na sexta-feira, 29 de Janeiro.
Qual legume utilizado também na redução do colesterol?
Quais são os sintomas de mau funcionamento da tireoide?
Para que serve o remédio Allegra 120MG?
Como classificar fornecedores na contabilidade?
Quantas vezes Winston Churchill foi primeiro-ministro?
Porque o deserto do Saara e frio à noite?
Quando a empresa é obrigada a pagar jantar?
Qual o efeito colateral do suco de laranja?
Como é viver em Balneário Camboriú?
Como recorrer da decisão do INSS?
Quantos dias dura a fase aguda do Covid?