O Budismo foi fundado na Índia em aproximadamente 528 a.C. pelo príncipe Sidarta Gotama, o Buda (o Iluminado, cuja existência estendeu-se aproximadamente de 563 a 483 a.C.), Hoje em dia, a maior concentração de seguidores budistas localiza-se na região do leste asiático).
Significado de Budismo
Etimologia (origem da palavra budismo). Do sânscrito Buddha + ismo; pelo francês bouddhisme.
É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.
A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.
O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.
38 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, existem cerca de 500 milhões de seguidores do Budismo no mundo, concentrados principalmente no Japão, China, Tibete e Tailândia. No Brasil, existem cerca de 245 mil budistas.
Principais grupos religiososCristianismo (31.2%)Islamismo (24.1%)Irreligião (16%)Hinduísmo (15.1%)Budismo (6.9%)Religiosidade popular (5.7%)Siquismo (0.29%)Judaísmo (0.18%)
Em 2.500 anos o Budismo se espalhou pela Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka, Sudeste Asiático, bem como a China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Atualmente esta filosofia é encontrada em qualquer parte do Planeta.
Muitos estudiosos sustentam que Buda --que renunciou à riqueza material para buscar uma vida de iluminação-- viveu no século 4 a.C. e morreu aos 80 anos.
No site da UNESCO sobre o local está referido que Buda nasceu em 623 a.C., portanto, já perto do final do século VII a.C. Mas as escavações feitas até agora tinham desenterrado ali um templo budista do III século a.C., associado ao Imperador Asoka, do Império Mauria, que governou aquela região asiática e teve um papel ...
Seus versos são: “Om tare tuttare ture soha”
“Tare” é aquela que liberta. “Tuttare” elimina todos os medos. “Ture” concede todo o sucesso. “Soha” significa: “Possam as bênçãos de Tara que estão contidas no mantra om tare tuttare ture se enraizarem nos nossos corações.”
Conteúdo do produto: trio de budas (cego, surdo e mudo). O significado dos três sábios vem do provérbio japonês, segundo o qual não se deve ouvir o mal, falar o mal ou ver o mal. Essas esculturas trazem boas energias para sua casa, sendo uma ótima opção de decoração e proteção.
O Zen é “Furyumonji”, ou seja, incompreensível por palavras. Deve-se aprender com o coração. Porém não podemos desprezar as palavras, nos templos Zen elas estão por todos os lados. As Palavras Zen concentram nelas a sabedoria dos nossos antepassados.
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico.
É o Hinduísmo. Quem garante é o teólogo Rafael Rodrigues da Silva, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.
Outras práticas incluem a renúncia à vida secular para se tornar um monge (bhikkhu) ou monja (bhikkhuni), a meditação e o cultivo das paramitas. O budismo theravada é amplamente seguido no Sri Lanka e em países do Sudeste Asiático, como Camboja, Laos, Mianmar e Tailândia.
Sobre o budismo chinês
O budismo chinês tem pelo menos 40 mil monges e monjas e mais de 5 mil templos e monastérios. O budismo tibetano é praticado pela maioria das 7 milhões de pessoas das etnias Mongol, Tu, Naxi, Pumi e Moinba, e com 120 mil monges em 3 mil templos e monastérios.
Ínfimo 0,14% da população se diz budista. O que tem despertado mais a atenção de estudiosos é o fato de o budismo, que chegou ao País como forma de preservação do capital cultural japonês, estar minguando justamente entre eles.
Os preceitos em ambas as tradições são essencialmente idênticos e são os compromissos de se abster de: prejudicar os seres vivos, roubar, má conduta sexual, mentir e se intoxicar. Aceitar os cinco preceitos faz parte da iniciação de leigos budistas e das práticas regulares da piedade leiga budista.
O Budismo centra todos os esforços espirituais no esforço humano, enquanto no Cristianismo é enfatizada a fé como suficiente para a graça Divina.
O Budismo tem como base dois dogmas fundamentais: a reencarnação e a possibilidade universal de libertação final. Existem diferenças nas tradições, escolas e formas regionais, sendo, por isto, praticamente impossível reconstruir a doutrina original apenas a partir dos livros sagrados.
O que observar em uma sala de aula?
Quanto tempo dura uma cirurgia de transplante de coração?
Qual é o país mais seguro para mulheres?
O que significavam os hieróglifos do Egito antigo?
Como substituir a palavra crítica?
O que significa T2 na ressonância?
Quais são as características das tênias?
Qual é o quádruplo de um número?
Como fazer o marcador voltar a funcionar?
O que quer dizer a palavra Minerva?
Quais são as principais variáveis que interferem nas condições de armazenagem?
Porque não pode colocar a mão na máscara de hidratação?
Como conseguir visto de trabalho para o Japão sem ser descendente?
Como coletar escarro para Tuberculose?