Por exemplo, mamífero é hipônimo de animal, mas é hiperônimo de seres humanos, gatos, cães, coelhos, etc.
Hipônimo ou hipónimo têm sentido mais restrito que os hiperônimos, ou seja, hipônimo é um vocábulo mais específico. ... Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver. Hiperônimo e hipônimo são dois termos usados pela semântica moderna.
O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante.
► Hipônimos: Do grego hyponymon (hypo = debaixo, inferior/ onymon = nome), são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras.
A palavra “calçados” é um todo (hiperonímia) e a ela estão ligadas outros vocábulos como “sandálias”, “botas”, “sapatos”, “chinelos”, “tênis” etc. Estes outros vocábulos são os hipônimos de “calçados”; “Bem-te-vi”, “patativa”, “curió”.
34 curiosidades que você vai gostar
A hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.
(“carro” – hipônimo e “veículo” – hiperônimo).
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
O hiperônimo é superior hierarquicamente, transmite a ideia de um todo, enquanto o hipônimo é referente a uma parte contida nesse todo, assim, são compreendidos como inferiores. Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.
Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.
Tem mais depois da publicidade ;) A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.
Ou ainda, a palavra vestuário é um hiperónimo de camisa, calças, t-shirt, saia, casaco, cachecol, etc.
Resposta correta 9. Pergunta 9 /1 Hiperônimos referem-se aos termos que têm significado mais abrangente em relação a outros, ao passo que hipônimos possuem significado mais específico. Dessa forma, ambos contribuem para o enriquecimento do vocabulário em textos.
De acordo com o Dicionário Terminológico, na holonímia, há uma relação entre palavras em que o significado de uma (holônimo) refere-se a um todo do qual a outra (merônimo) é parte constituinte.
Resposta: faca, fuzil e bomba.
Os hiperônimos de gato, rosa e amor são, respectivamente:
d) felino – sentimento - esporte. e) felino – sentimento - órgão.
Na cultura brasileira, qualquer espirro é sinônimo de gripe. A pessoa abre a geladeira, espirra porque entrou em contato com o ar frio e imediatamente se considera gripada. Essa banalização do que é a gripe tem inconveniente sério, pois não se trata de uma doença com a benignidade que a maioria imagina.
A sinonímia frasal ocorre quando uma frase pode ser reescrita com outras palavras sem alteração de sentido, enquanto antonímia frasal acontece quando o conteúdo de uma frase ou oração está em conflito com o de outra.
SINONÍMIA: Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. ... Algumas palavras mantêm relação de significado entre si e representam praticamente a mesma ideia. Estas palavras são chamadas de sinônimos.
A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.
Qual o significado de hipônimo e hiperônimo? Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.
O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia. ... Essa relação entre os diferentes significados de uma palavra é chamada de relação de sentido.
Paronímia é a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura (grafia ou som) parecida e, apesar disso, significados bem diferentes e não relacionados entre si.
Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:estetoscópio (instrumento médico);eneágono (polígono com nove ângulos);vulcanologista (especialista em vulcanologia).
A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.
Pode entrar com dipirona nos EUA?
Por que a camomila clareia o cabelo?
Qual o profissional que faz RPG?
Quais atletas podem participar da bocha?
Como se faz análise horizontal e vertical?
Quais as características das ligações iônicas?
Pode colocar o celular para carregar com 50%?
Como calcular a quantidade de cimento para reboco?
Quais os tipos de ética explique cada uma delas?
Em que EP Sanji ganha sua recompensa?
Quais são os principais riscos da atividade física mal orientada na adolescência?
O que tem dentro do urso de pelúcia?