Por exemplo, mamífero é hipônimo de animal, mas é hiperônimo de seres humanos, gatos, cães, coelhos, etc.
Hipônimo ou hipónimo têm sentido mais restrito que os hiperônimos, ou seja, hipônimo é um vocábulo mais específico. ... Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver. Hiperônimo e hipônimo são dois termos usados pela semântica moderna.
O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante.
► Hipônimos: Do grego hyponymon (hypo = debaixo, inferior/ onymon = nome), são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras.
A palavra “calçados” é um todo (hiperonímia) e a ela estão ligadas outros vocábulos como “sandálias”, “botas”, “sapatos”, “chinelos”, “tênis” etc. Estes outros vocábulos são os hipônimos de “calçados”; “Bem-te-vi”, “patativa”, “curió”.
34 curiosidades que você vai gostar
A hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.
(“carro” – hipônimo e “veículo” – hiperônimo).
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
O hiperônimo é superior hierarquicamente, transmite a ideia de um todo, enquanto o hipônimo é referente a uma parte contida nesse todo, assim, são compreendidos como inferiores. Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.
Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.
Tem mais depois da publicidade ;) A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.
Ou ainda, a palavra vestuário é um hiperónimo de camisa, calças, t-shirt, saia, casaco, cachecol, etc.
Resposta correta 9. Pergunta 9 /1 Hiperônimos referem-se aos termos que têm significado mais abrangente em relação a outros, ao passo que hipônimos possuem significado mais específico. Dessa forma, ambos contribuem para o enriquecimento do vocabulário em textos.
De acordo com o Dicionário Terminológico, na holonímia, há uma relação entre palavras em que o significado de uma (holônimo) refere-se a um todo do qual a outra (merônimo) é parte constituinte.
Resposta: faca, fuzil e bomba.
Os hiperônimos de gato, rosa e amor são, respectivamente:
d) felino – sentimento - esporte. e) felino – sentimento - órgão.
Na cultura brasileira, qualquer espirro é sinônimo de gripe. A pessoa abre a geladeira, espirra porque entrou em contato com o ar frio e imediatamente se considera gripada. Essa banalização do que é a gripe tem inconveniente sério, pois não se trata de uma doença com a benignidade que a maioria imagina.
A sinonímia frasal ocorre quando uma frase pode ser reescrita com outras palavras sem alteração de sentido, enquanto antonímia frasal acontece quando o conteúdo de uma frase ou oração está em conflito com o de outra.
SINONÍMIA: Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. ... Algumas palavras mantêm relação de significado entre si e representam praticamente a mesma ideia. Estas palavras são chamadas de sinônimos.
A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.
Qual o significado de hipônimo e hiperônimo? Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.
O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia. ... Essa relação entre os diferentes significados de uma palavra é chamada de relação de sentido.
Paronímia é a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura (grafia ou som) parecida e, apesar disso, significados bem diferentes e não relacionados entre si.
Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:estetoscópio (instrumento médico);eneágono (polígono com nove ângulos);vulcanologista (especialista em vulcanologia).
A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.
Em que período o evolucionismo cultural se desenvolveu na antropologia?
Quais as competências e habilidades exigidas para o Cuidar na enfermagem?
Quais são as atribuições do ICMBio?
Para que serve o tratamento térmico de recozimento pleno?
Como calcular o valor do arrendamento?
Quanto tempo sífilis aparece no exame?
Quanto tempo demora para a pele absorver o hidratante?
Quais são as políticas ambientais?
Que tipos de patologias na ressonância magnética é capaz de identificar?
Quanto tempo leva para receber um precatório?
O que provoca granuloma anular?
Quem tem anemia pode fazer esforço físico?
Como é avaliada a competência 2?