Ele é encontrado em regiões temperadas e tropicais, em todo o mundo. Como habitat natural, os favoritos são as gramas marinhas, os manguezais e os recifes de corais. Além das variações de cor, o cavalo marinho desenvolveu apêndices corporais chamados de Cirri, que ajudam na camuflagem, sobretudo nas plantas marinhas.
O cavalo-marinho é um peixe ósseo encontrado nos recifes de regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta, normalmente em águas rasas, e pertence à família Syngnathidae e ao gênero Hippocampus. No Brasil, é representado por duas espécies, Hippocampus reidi e Hippocampus erectus, sendo a primeira a mais abundante.
Os cavalos-marinhos alimentam-se de pequenas larvas de camarões, moluscos e outros pequenos animais, como as pulgas-da-praia. Para capturar sua presa, eles sugam a água. Uma das características mais curiosas desses peixes diz respeito à reprodução.
O macho é quem guarda os ovos na barriga e depois libera os filhotes. Com quatro meses, já estão com um tamanho ideal e podem se tranformar em um ótimo negócio: o cavalo-marinho é vendido para fora do país a US$ 13 cada um, cerca de R$ 25. Todo processo tem aprovação do Ibama.
A maior dificuldade da manutenção de cavalos marinhos em cativeiro é o fato de que os aquários são espaços muito limitados fisicamente para reproduzir um ecossistema suficiente para a manutenção desses animais que exigem uma complexidade muito maior que os outros peixes.
20 curiosidades que você vai gostar
É estranho ouvirmos que um macho pode gestar e dar à luz a sua cria, mas no reino animal isso é possível de ocorrer. Os cavalos-marinhos são um dos raros animais capazes dessa inversão de papéis, onde os machos recebem os ovos, fertilizam, gestam e ao fim dão à luz os filhotes.
Diferenciados, os cavalos-marinhos caracterizam-se pela longa cauda, focinho e uma bolsa para proteger os ovos. No fundo do mar, conseguem se proteger dos predadores por meio de uma camuflagem natural. ... A grande diferença entre elas é o tamanho do focinho, mais longo no reidi.
A gestação dura cerca de dois meses e não é incomum que centenas de filhotinhos nasçam ao mesmo tempo – em alguns casos até 1.000. No vídeo é possível assistir ao parto de pelo menos 15 potrinhos-marinhos. LEIA TAMBÉM: As incríveis aventuras do cavalo-marinho.
A origem do nome vem do grego antigo, hippos (cavalo) e kampos (monstro marinho).
Qual é o adjetivo de Maravilha?
O que é mau uso de equipamento?
Quando o equilíbrio químico é estabelecido?
Quem sustenta a família real britânica?
Faz mal comer as frituras do air fryer?
Como saber o número do contribuinte do IPTU?
Como funciona a garantia da Yamaha?
Como se chama quem trabalha em empresa?
Como usar a garantia da Casas Bahia?
Como saber qual meu número na numerologia?
Como descobrir o nome do domínio da rede?
Como funciona fossa séptica acqualimp?
Como colocar uma lista de nomes em ordem alfabética no Word?