O oxigénio (O) é um elemento químico gasoso, não metálico, incolor e inodoro, que se localiza no grupo 16 e período 2 da Tabela Periódica.
O oxigênio é um elemento químico do grupo 16 (não-metais) que pertence ao segundo período da tabela periódica. Os elementos do grupo 16 são conhecidos como calcogênios. O termo deriva da junção de duas palavras gregas, “Khalkos” (cobre) e “genos” (origem), e significa “originário do cobre”.
Em Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) — ou seja, na natureza — dois átomos de oxigênio se ligam, formando o dioxigênio, representado pela fórmula O2.
O oxigênio é composto por átomos que apresentam número atômico (Z) igual a 8 e massa atômica igual a 16 u. Sendo assim, seus átomos apresentam: 8 prótons no interior do núcleo; ... Uma média de 8 nêutrons no núcleo do átomo.
O oxigênio separado é então armazenado em um tanque pulmão com controle e nível, onde caso haja necessidade de maior produção o sistema direciona o fluxo de ar para peneira molecular.
15 curiosidades que você vai gostar
O2 pode referir-se a: O2 (oxigénio) a molécula de oxigénio.
A alotropia é uma propriedade dos elementos químicos de formar duas ou mais substâncias simples diferentes. As formas alotrópicas do oxigênio são: o gás oxigênio e o gás ozônio. A diferença entre eles é de apenas um átomo.
O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão.
O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume. É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível para a vida. Uma quinta parte dos gases da atmosfera que rodeia a Terra é constituída por oxigénio.
Estes átomos possuem oito elétrons, partículas elementares de carga negativa formadores da estrutura do mesmo. ... Seu número atômico é 8, valendo ao oxigênio um lugar entre os elementos denominados "ametais" na tabela periódica dos elementos químicos.
Peso atômico (massa atômica relativa): De 15,99903 a 15,99977. Se você precisa de um valor único, indico que utilize 15,999.
Sem oxigênio, a maiorias dos seres vivos não consegue energia suficiente para se manter vivo. Esse processo é chamado de respiração celular. Vamos ver como ele ocorre: O processo que envolve a entrada de oxigênio em nossos pulmões e a saída de gás carbônico é chamado de respiração pulmonar.
A combustão de carbono incompleta acontece quando há uma oferta limitada de ar, apenas metade do oxigênio é adicionado ao carbono, formando o monóxido de carbono (CO = um átomo de oxigênio, CO2 = dois átomos de oxigênio). O monóxido de carbono, ao contrário do dióxido de carbono, não ocorre naturalmente na atmosfera.
O oxigênio tem aplicação tanto medicinal como industrial. Usualmente, o medicinal é acondicionado em cilindros verdes e o industrial, em cilindros pretos. A diferença entre os dois tipos é que, para aplicação industrial, o grau de pureza não precisa ser tão elevado.
Cada duas moléculas de água (2H2O) formadas durante a combustão retiram uma molécula de oxigênio (O2) do ar que respiramos. Cada carbono (C) presente na molécula do combustível, por sua vez, retira uma molécula de oxigênio (O2) da atmosfera, gerando uma molécula de gás carbônico (CO2).
O que é Dióxido de Carbono (CO2):
Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.
Isso é explicado pelo tamanho das moléculas dos gases envolvidos, que é muito menor que os poros das máscaras. O tamanho de uma molécula de dióxido de carbono (CO2) é 0,33 nm, e de oxigênio (O2) é 0,15 nm.
O oxigênio é obtido industrialmente por meio do processo de destilação criogênica, isto é, que envolve baixas temperaturas. A matéria-prima dessa produção é o ar atmosférico, que tem aproximadamente 20% de oxigênio em sua composição. “Após a captação na atmosfera, o ar é comprimido e resfriado até se liquefazer.
Os tanques ou cilindros de oxigênio contêm esse gás comprimido ou em forma líquida. Eles fornecem oxigênio puro para os pacientes e seus reservatórios devem ser profissionalmente preenchidos e entregues.
O oxigênio é obtido industrialmente por dois processos: eletrólise e destilação fracionada do ar. ... Outro processo é a destilação fracionada, feita por meio da liquefação, isto é, compressão e resfriamento do ar atmosférico na temperatura de -200°C. Quando o ar se torna líquido, faz-se a destilação fracionada.
O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. ... Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).
Como se configura a morte real?
Qual foi a importância do balé clássico nas origens da dança?
Qual a data certa para fazer o teste do pezinho?
Qual é o avião da Mulher Maravilha?
Qual a origem da organização socioeconômica no Neolítico?
Qual é a diferença entre profissão e ocupação?
O que é um cavaleiro da morte?
Como foi criado o Dragon Ball Z?
Como responder perguntas inconveniente?
Quando o curso de Pedagogia foi criado?
Como é realizado o exame de endoscopia digestiva alta?
Qual o valor numérico das expressões?
O que é eugenia e darwinismo social?
Quais os perigos das redes sociais e como se proteger?
Como resolver erro 0xe0000100?
Como surgiram os documentos pessoais?